ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo mostra benefícios do queijo na proteção dos vasos sanguíneos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/10/2019

4 MIN DE LEITURA

0
4

Antioxidantes naturalmente encontrados no queijo podem ajudar a proteger os vasos sanguíneos dos danos causados por altos níveis de sal na dieta, de acordo com um novo estudo da Penn State.

Em um estudo randomizado cruzado, os pesquisadores confirmaram que, quando adultos consumiam uma dieta rica em sódio, eles também experimentavam disfunção dos vasos sanguíneos. Mas, quando os mesmos adultos consumiram quatro porções de queijo por dia, juntamente com a mesma dieta rica em sódio, não experimentaram esse efeito.

Billie Alba, que liderou o estudo enquanto terminava seu doutorado, em Penn State, disse que os resultados podem ajudar as pessoas a equilibrar os alimentos, minimizando os riscos decorrentes da ingestão de muito sal. "Embora haja um grande esforço para reduzir o sódio na dieta, para muitas pessoas é difícil", disse Alba. "Possivelmente, incorporar mais produtos lácteos, como queijo, poderia ser uma estratégia alternativa para reduzir o risco cardiovascular e melhorar a saúde dos vasos, sem necessariamente reduzir o sódio total".

Embora o sódio seja um mineral vital para o corpo humano, o excesso de sódio na dieta está associado a fatores de risco cardiovascular, como pressão alta. Devido a isso, a OMS recomenda uma ingestão de menos de 5.000 mg de sal por dia.

De acordo com Lacy Alexander, professora de cinesiologia da Penn State, e outra pesquisadora do estudo, pesquisas anteriores mostraram uma conexão entre produtos lácteos - mesmo queijos ricos em sódio - e melhores medidas de saúde cardíaca. "Estudos mostraram que pessoas que consomem o número recomendado de porções de leite por dia geralmente têm pressão arterial mais baixa e melhor saúde cardiovascular em geral", disse Alexander. "Queríamos examinar essas conexões mais de perto, além de explorar alguns dos mecanismos precisos pelos quais o queijo, um produto lácteo, pode afetar a saúde do coração".

Método

Os pesquisadores recrutaram 11 adultos sem pressão arterial sensível ao sal para o estudo. Cada um seguiu quatro dietas distintas por oito dias de cada vez: uma dieta pobre em sódio e sem lácteos; uma dieta com pouco sódio e rica em queijo; uma dieta rica em sódio e sem lácteos; e uma dieta rica em sódio e em queijo.

As dietas com baixo teor de sódio fizeram com que os participantes consumissem 1.500 mg de sal por dia, enquanto os participantes que consumiram dietas com alto teor de sódio tiveram que consumir 5.500 mg por dia. As dietas para queijo incluíam 170 gramas, ou cerca de quatro porções, de vários tipos diferentes de queijo por dia.

No final de cada dieta, o grupo retornava ao laboratório para testes. Os pesquisadores inseriam pequenas partículas sob a pele dos participantes e aplicavam uma pequena quantidade de acetilcolina, um composto que sinaliza os vasos sanguíneos para relaxar. Examinando como os vasos sanguíneos de cada pessoa reagiram à droga, os pesquisadores foram capazes de avaliá-los

Os participantes também foram submetidos a monitoramento da pressão arterial e forneceram uma amostra de urina para garantir que consumiam a quantidade correta de sal durante a semana.

Resultados

Os pesquisadores descobriram que, após uma semana com dieta rica em sódio e sem queijo, os vasos sanguíneos dos participantes não responderam tão rapidamente à acetilcolina e tiveram um tempo mais difícil para relaxar. Mas isso não foi observado após a dieta rica em sódio e queijo.

"Enquanto os participantes estavam em dieta rica em sódio sem queijo, vimos a função de seus vasos sanguíneos cair no nível que você normalmente vê em alguém com fatores de risco cardiovascular bastante avançados", disse Alexander. "Mas quando consumiram a mesma quantidade de sal e comeram queijo como fonte desse sal, esses efeitos foram completamente evitados".

Alba disse que, embora os pesquisadores não tenham certeza de que os efeitos são causados por qualquer nutriente específico no queijo, os dados sugerem que os antioxidantes podem ser um fator contribuinte. "Consumir grandes quantidades de sódio causa um aumento de moléculas que são prejudiciais à saúde dos vasos sanguíneos e à saúde geral do coração", disse ela. "Há evidências científicas de que os nutrientes à base de laticínios, especificamente peptídeos gerados durante a digestão de proteínas lácteas, têm propriedades antioxidantes benéficas, o que significa que eles têm a capacidade de eliminar essas moléculas oxidantes e, assim, proteger contra seus efeitos fisiológicos prejudiciais".

Alba disse que, no futuro, será necessário avaliar esses efeitos em estudos mais amplos, além de investigar possíveis mecanismos pelos quais os laticínios possam preservar a saúde vascular.

Os benefícios potenciais à saúde oferecidos pela vitamina K incluem saúde cardiovascular e óssea. MK-7, MK-8 e MK-9 são encontrados em produtos alimentares fermentados, como queijo. Um estudo recente de cientistas da Bélgica e da Holanda, publicado no Journal of American Heart Association, descobriu que aumentar a vitamina K pode melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a rigidez arterial e melhorando a pressão arterial.

Pesquisadores da Universidade de Florença descobriram anteriormente que consumir queijo do leite de ovelha, rico em ácido linoléico conjugado (CLA), pode reduzir marcadores ligados a doenças cardíacas.

Eles disseram que o leite de ovelha rico em CLA cis-9 e trans-11 produziu mudanças favoráveis nas citocinas inflamatórias e agregação plaquetária, ambas associadas à aterosclerose ou enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures