Uma nova pesquisa da Faculdade de Ciências da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, pretende desenvolver formas não-farmacêuticas de manter a função muscular e a qualidade de vida em pessoas mais velhas, e o leite com chocolate pode ser a resposta para esta questão.
O professor do Departamento de Ciência de Esportes e Exercícios, Benjamin Miller, disse que a meta da pesquisa não é aumentar a expectativa e a qualidade de vida com o avanço da idade.
"A capacidade das pessoas de criar energia e realizar trabalhos deriva de estruturas existentes dentro das células chamadas mitocôndrias. À medida que envelhecemos, a quantidade de mitocôndrias decresce e, com isso, reduz nossa capacidade respiratória. Este declínio é determinado por uma modificação das proteínas na mitocôndria. Nós esperamos destacar uma forma efetiva e fácil de manter o nível de proteína nos músculos ou, pelo menos, substituir as proteínas velhas e danificadas por novas".
No estudo, um grupo de idosos passará por duas sessões idênticas de exercícios aeróbicos em uma bicicleta fixa. Após a primeira sessão, os participantes deverão beber uma mistura de proteínas e carboidratos (como o leite com chocolate) e, após a segunda sessão, beber somente carboidratos.
Sabe-se que o consumo de proteínas e açúcar após treinos de resistência, como musculação, aumenta a síntese de proteínas, ajudando no desenvolvimento de músculos. Agora, os pesquisadores querem saber se fazendo o mesmo com os exercícios aeróbicos também há aumento da síntese de proteínas mitocondriais, que afetam nossa capacidade de produzir energia e têm um grande papel em nossa mortalidade.
A reportagem é do site Innovations-report.com.
Estudo: leite com chocolate pode ser chave para uma vida mais longa e saudável
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.