ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo indica que queijo artesanal de Alagoa deve ser maturado por 14 dias

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1
O queijo artesanal de Alagoa tornou-se uma iguaria apreciada por consumidores e fonte de renda para os produtores desta cidade nas terras altas da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. É um queijo de baixa umidade e gordo que lembra o tipo parmesão. Tem consistência tendendo a dura, cor interna amarelada, sabor moderadamente salgado e tendendo a picante. Um estudo divulgado esta semana indica o período mínimo de maturação para o queijo de Alagoa atingir os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, na Portaria nº 146/1996, e de sabor. A informação completa os requisitos para encaminhar o processo de regulamentação.
 
 
A pesquisa envolveu Embrapa Gado de Leite, Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Emater-MG e Instituto Mineiro da Agropecuária. Gerou análises laboratoriais de amostras do queijo em diferentes momentos da maturação. A partir do 14º dia foi observada uma queda acentuada da contagem de bactérias patogênicas, o que aumenta a qualidade e a segurança microbiológica do produto. Os resultados reforçam a importância de boas práticas na obtenção de leite, incluindo programas de controle de mastite, e de boas práticas na fabricação de queijos.
 
Estas informações foram entregues oficialmente à secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Ana Valentini, nesta quarta-feira (22/1) na forma de um boletim. Participaram do encontro o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Pedro Arcuri, e as pesquisadoras Maria de Fátima Pires e Nívea Vicentini.
 
Disponível online, o documento descreve os sistemas de produção de leite e fabricação do queijo de Alagoa e, ainda, as características microbiológicas, físicas, físico-químicas e sensoriais, juntamente com aspectos históricos e ambientais. “Este conhecimento é de fundamental importância para o reconhecimento do queijo artesanal de Alagoa e para a elaboração do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade”, explica Maria de Fátima.
 
O conhecimento também deve atrair atenção de consumidores, que hoje estão mais atentos à qualidade dos alimentos e aos processos produtivos. “O consumidor está buscando mais informação e chega a individualizar o consumo, ou seja, se interessa por conhecer as características do queijo e a história de quem produz”, diz a pesquisadora.
 
O Brasil produz um milhão de toneladas de queijo por ano. Um quinto desse total é feito artesanalmente, com leite cru (que não passou pelo processo de pasteurização) e parte é vendida informalmente, pois falta ao produto o registro nos serviços de inspeção sanitária, seja municipal, estadual ou federal. Resolvida a questão da legislação, o município de Alagoa estará amparado para tornar cada vez mais conhecido o seu produto terroir (palavra francesa que define a relação entre solo, microclima, ambiente e “o saber fazer” próprio de uma comunidade na fabricação de um produto de origem agrícola), como as regiões da Canastra, também de Minas Gerais, e de Parma, na Itália.
 
As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures