Estudo aponta crescimento no mercado mundial
Segundo o relatório "Produtos Lácteos: Relatório sobre o Negócio Business Global" publicado pela <i>Global Industry Analysts, Inc.</i>, o mercado mundial de lácteos deverá superar o valor de US$ 305 bilhões até 2010. Fatores como um crescimento significante nos produtos com valor agregado, o advento de embalagens inovadoras, a comercialização em áreas nicho, o desenvolvimento de marcas fortes, a demanda por produtos <i>premium</i>, principalmente em regiões de alta renda, e a liberalização comercial estão contribuindo para o aumento na demanda por produtos lácteos no mundo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
As regiões dos Estados Unidos, Europa e Ásia-Pacífico juntas são responsáveis por mais de 70% de participação no mercado global de produtos lácteos, de acordo com a Global Industry Analysts, Inc. O aumento na renda das famílias, sobretudo nos países em desenvolvimento, e as mudanças nos padrões de consumo são fatores-chave no direcionamento desse incremento na demanda por leite e derivados no período de 2001-2010.
A Europa, onde o mercado de queijos representou mais de 50% das vendas totais na região, é o maior mercado mundial para lácteos, com uma participação estimada de 42% no mercado mundial em 2007. Em mercados relativamente maduros como EUA e Europa Ocidental, o crescimento é principalmente antecipado pela maior demanda por queijos exóticos e produtos com sabores e odores inovadores. Apesar de as regiões desenvolvidas continuarem liderando o consumo de lácteos, o declínio populacional e o consumo per capita já elevado têm reduzido o ritmo de crescimento nestas regiões.
O mercado de leite fluido deverá capturar a maior participação no mercado dos EUA, com as vendas totalizando US$ 23 bilhões até 2010. Na Ásia-Pacífico, o mercado de iogurtes deverá registrar a maior participação na taxa anual de crescimento de 5,6% para o período de 2001-2010. O iogurte está surgindo como um setor lucrativo para as companhias de lácteos da China.
A fragmentação regional é o aspecto mais destacável da indústria de lácteos, dado que os produtos lácteos têm um curto prazo de validade. A extensão da fragmentação no mercado mundial pode ser julgada pelo fato de os dez participantes líderes serem responsáveis por apenas um quarto de participação das vendas totais. O mercado mundial de lácteos intensamente competitivo está atualmente passando por uma grande quantidade de fusões e aquisições, à medida que os participantes buscam consolidar suas posições através de alianças ou aquisições de processadores menores ou regionais.
O relatório revisou os maiores participantes globais ou regionais do mercado de lácteos, incluindo Agropur Cooperative, Arla Foods, Dairy Farmers of America, Inc., Dean Foods Company, Groupe Danone SA, Groupe Lactalis SA, Kraft Foods, Meiji Dairies Corporation, Nestlé SA, Parmalat S.P.A., Sancor Cooperativas Unidas Limitada, Saputo, Inc. e Unilever NV. A reportagem é do Prweb.com.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.