ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estresse térmico e menos leite na China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2020

2 MIN DE LEITURA

1
0

Há sinais claros de que o crescimento da produção de leite na China está se estabilizando. Recentemente, há relatos até de declínio, afirma uma equipe de pesquisadores chineses e internacionais, inclusive da World Agroflorestry (ICRAF), em um estudo publicado na revista Climatic Change.

O estresse térmico é uma das principais razões para a redução. Em seu estudo, a equipe calculou a mudança na produção de leite como resultado desse fator.

Eles construíram uma camada espacial de índice de temperatura e umidade para entender a distribuição mensal de calor e umidade e documentaram áreas específicas no norte da China, onde o gado estava sob alto risco de estresse térmico em meses específicos.

Durante os meses de junho, julho e agosto, nos quais a produção diminui, os valores do índice excederam o limite aconselhado.

Especialmente em julho, o valor do índice foi superior ao limite nos últimos anos (2008 a 2016) e nos cenários projetados (2050 e 2070). As reduções na produção de leite devido ao estresse térmico aumentaram de 0,7 para cerca de 4 kg por vaca por dia em julho de 2016.

Prevê-se que essas quedas aumentem de 1,5 para 6,5 ??kg até 2050 e de 2 para 7,2 kg até 2070, representando perdas na produção entre 15 e 50%.

Os resultados sugerem que as mudanças climáticas terão consequências significativas para o setor de laticínios na China e em outros países produtores de leite.

Os achados são muito úteis na identificação de áreas suscetíveis ao estresse térmico, para que práticas adaptativas podem ser empregadas no manejo do gado, a fim de evitar diminuições significativas da produção.

Por que isso Importa?

O setor de laticínios é importante para a segurança econômica e alimentar em muitos países. Milhões de produtores em todo o mundo criam aproximadamente 280 milhões de vacas leiteiras para produzir leite. A principal expansão econômica global da produção de leite começou cinco décadas atrás, com o aumento do consumo de leite de vaca e, consequentemente, de produtos lácteos.

Impulsionado pela mudança de estilo de vida, o consumo global de leite deverá aumentar em cerca de 60% até 2050, com muitos novos consumidores na China. Os governos promovem o consumo de leite em diretrizes alimentares e programas de leite escolar, devido à eficácia do leite na prevenção da desnutrição.

Atualmente, a China é o principal importador de leite do mundo, comprando 12 milhões de toneladas de leite cru em 2013, uma quantidade 123 vezes maior que a de 1961 e igual a 25% do consumo doméstico em 2013. Para atender à crescente demanda por produtos lácteos, o crescimento da indústria de laticínios está acelerando. A produção de leite continua aumentando em resposta à demanda, que se origina nas áreas urbanas.

O que fazer?

É importante entender onde o estresse térmico pode ter maiores impactos para tentar mitigar o consequente declínio na produção de leite. Os regulamentos para promover a revitalização da indústria de laticínios podem considerar a realocação de fazendas existentes e planejar melhor onde os novos grandes estabelecimentos de fazendas devem operar.

Os fatores a serem incluídos nesse planejamento são:

  1. valores baixos de índice de temperatura e umidade;
  2. disponibilidade de ração, especialmente forragem local de alta qualidade, como alfafa e silagem de milho;
  3. disponibilidade de água;
  4. disponibilidade de terra para produzir forragem de alta qualidade e reciclar esterco (abordagem integrada entre lavoura e pecuária);
  5. escala agrícola.

Uma 'fazenda ideal' é aquela que pode usar recursos locais sem ônus ambiental e econômico.

As informações são do California Dairy, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE MAGNO

PONTA GROSSA - PARANÁ

EM 08/05/2020

Achei muito interessante, em se tratando de Inteligência Artificial para Pecuária

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures