ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estoque global de cereais será o maior em 15 anos, prevê FAO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/12/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O crescimento mais acelerado da produção do que do consumo global de cereais deve levar a um estoque de 628,4 milhões de toneladas ao fim da atual temporada 2014/15, o maior volume desde o ano 2000, indicou relatório divulgado ontem pela FAO, braço da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação.

A entidade confirmou a previsão de novo recorde na colheita mundial de cereais em 2014/15, com um total de 2,532 bilhões de toneladas, alta de 10 milhões de toneladas em relação ao previsto em novembro e de 7 milhões ante o ciclo passado. O consumo, por outro lado, deve somar 2,464 bilhões de toneladas no ciclo que se encerrará em 31 de agosto de 2015, apoiado principalmente na demanda da pecuária por ração. Com isso, a relação estoque-uso deve passar a 25,2%, 1,7 ponto percentual acima de 2013/14 e o maior patamar em 13 anos.

A FAO justificou a perspectiva do recorde de produção em função das colheitas abundantes na Europa e da safra recorde de milho nos EUA - que deve totalizar 366 milhões de toneladas, 3,5% acima de 2013, o recorde anterior. Na categoria de grãos forrageiros, em que o milho representa quase 80% do total, a expectativa é de uma produção global de 1,311 bilhão de toneladas em 2014/15, seguida por trigo (724,9 milhões) e arroz (495,6 milhões). Para a América do Sul, a estimativa é de uma produção de 181,4 milhões de toneladas de cereais, 0,1% acima de 2013. Desse total, 100,9 milhões de toneladas devem vir do Brasil.

O comércio mundial de cereais, por sua vez, tende a recuar 17,7 milhões de toneladas na atual temporada, na comparação com a passada, para 338,5 milhões de toneladas. As vendas de grãos forrageiros tendem a cair 6,8%, a 148 milhões de toneladas. Já a expectativa para a comercialização global de trigo é de 150 milhões de toneladas, queda de 4,6%, com importações menores de Brasil, México, China e países do norte da África. Para o arroz, a FAO estima um volume de 40,5 milhões, recuo de 0,74%.

O relatório da FAO também alerta que a insegurança alimentar está piorando em alguns países devido a conflitos civis, condições climáticas adversas e ao surto de ebola. Nas contas da entidade, 38 países estão em risco de insegurança alimentar (incluindo 29 na África), três países a mais que o registrado em outubro.

O surto de ebola desencadeou "um dos maiores choques nos setores agrícola e alimentar do Oeste da África", disse a FAO, tendo em vista que o vírus começou a se espalhar quando as lavouras estavam sendo plantadas e se expandiu ao longo do ciclo de cultivo, especialmente na Guiné, Libéria e em Serra Leoa. O problema provocou elevações nos preços de importantes alimentos na região, caso do arroz e da mandioca, lembrou a organização.

A notícia é do Jornal Valor Econômico.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures