ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estiagem e pandemia fazem PIB gaúcho cair 3,3% no primeiro trimestre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/06/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por conta da estiagem que atingiu fortemente o Rio Grande do Sul e da pandemia do coronavírus, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado caiu 3,3% no primeiro trimestre de 2020. O resultado foi puxado pelo desempenho negativo da agropecuária, que caiu 14,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, seguido da Indústria (-4,6%) e dos Serviços (-1,2%). No país, a queda entre janeiro e março foi de 0,3%. O cálculo do PIB no Rio Grande do Sul é feito pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta de chuvas afetou de forma decisiva a produção de soja (-27,7%), milho (-19,3%) e fumo (-22%), produtos importantes da matriz econômica gaúcha. Os dados do 1º trimestre de 2020 foram divulgados por meio de videoconferência. 

Tanto pelo impacto da estiagem quanto pelos efeitos iniciais da pandemia, o resultado negativo já era esperado pelos economistas do DEE. "Os impactos da estiagem não se restringem ao primeiro trimestre. Ainda veremos seus efeitos no segundo trimestre do ano", afirmou o pesquisador e economista do DEE/Seplag, Martinho Lazzari, que apresentou o resultado do PIB gaúcho.

Segundo Lazzari, o impacto da Covid-19 afetou tanto pelo lado da demanda quanto pelo lado da oferta. "O fato de ser uma pandemia, afeta todas as economias, inclusive os parceiros comerciais", explicou. A chefe da Divisão de Indicadores Estruturais do DEE, Vanessa Sulzbach, disse que ainda que o impacto da crise decorrente do novo coronavírus venha a ser maior no segundo trimestre, a interrupção das atividades já em março e a mudança de comportamento dos consumidores e empregadores no mês de março contribuiu para a taxa de -3,3% do primeiro trimestre.

Mesmo com o desempenho abaixo do esperado nas culturas de verão, alguns produtos apresentaram um desempenho positivo no período. Foi o caso da uva (+12,3%), arroz (+4,4%) e maçã (+4,1%). Na indústria, a única atividade com indicador positivo foi a indústria extrativa mineral (+1,8%). Em função da pandemia, a construção civil (-3,8%), eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-18%) e a indústria de transformação (-2,6%) registraram quedas e tiveram desempenho inferior ao do Brasil.

Afetado pela pandemia da Covid-19, o setor de serviços teve queda puxada pelo comércio (-2,8%) e outros serviços (-4%). Registraram alta as atividades de transportes, armazenagem e correio (+1,5%), serviços de informação (+0,9%) e atividades imobiliárias (+1,3%) registraram alta.

Também registraram alta, no comércio, durante o período de pandemia o segmento de hipermercados e supermercados (+6,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (+9,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+1,7%). Na outra ponta, foi registrada queda na venda de tecidos, vestuários e calçados (-23,5%), veículos (-14,8%), combustíveis e lubrificantes (-9,1%) e móveis e eletrodomésticos (-13,45).

As informações são do Correio do Povo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures