ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Região Sul, Granja Bach: exemplo de produção eficiente e consciente

POR LAURA CANDIOTTO MEDEIROS

E MAYSA SERPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2020

5 MIN DE LEITURA

4
15

Atualizado em 28/01/2020

Hoje o Especial Região Sul conta a história da Granja Bach, uma propriedade leiteira situada na cidade de Witmarsum, Santa Catarina. A granja é considerada referência em produtividade e sustentabilidade na região, mostrando que alinhar os sonhos com planejamento e assistência é garantia de sucesso. Quem conversou conosco foi o proprietário, Vanderlei Bach, junto com o médico veterinário responsável, Ricardo Schmidt Dias, que acompanhou a Granja desde seus primórdios.

Mas antes de mostrarmos o que a Granja Bach faz de tão especial, vamos contar um pouco de história. Vanderlei e sua mulher, Roseli, se casaram e começaram como agricultores em Salete, um município de Santa Catarina. Porém, o terreno era desfavorável e pequeno para os sonhos do casal. Desanimados com a atual situação, decidiram expandir e correr atrás do que queriam. Foi em 2011, por meio de financiamentos e incentivos públicos, que adquiriram uma área de 40 hectares com o relevo mais plano, no município de Witmarsum. Vanderlei foi para sua nova propriedade apenas com 7 bezerras Jersey, carregadas em um pequeno trator.


Fonte: cedida pela Granja Bach.

“Apesar da nova propriedade ter relevo e tamanho favoráveis, era na maior parte reflorestada com eucalipto e não possuía pastagens. Foi aí que o grande desafio iniciou. Primeiro, fizemos o corte e venda do reflorestamento, depois contratamos máquinas para fazer a destocagem do terreno. Realizamos o plantio de capim mombaça e piqueteamento em algumas áreas. Adquirimos mais algumas vacas e iniciamos a produção de leite. Na época, também utilizamos parte do terreno para a produção de fumo”, contou Vanderlei.

Em 2016, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), foi implantada na propriedade a pastagem perene, o que incentivou o proprietário a aumentar o número de animais na fazenda e tomar a decisão de interromper o cultivo de fumo. Atualmente, a área é dividida em 44 piquetes, utilizando o sistema de pastejo rotacionado. “As vacas em lactação fazem o primeiro pastejo, seguidas das vacas secas e, por fim, as novilhas. O próximo investimento, que está em fase de elaboração do projeto, é a fertirrigação das pastagens”, explicou o proprietário.

A Granja Bach conta atualmente com 150 animais, com uma média anual de 75 vacas em lactação e produção média diária de 1800 litros, resultando então em 24 litros por vaca, ou 40 litros por hectare.

A alimentação do rebanho é principalmente à base de pastagens Jiggs, mas também são oferecidas silagem e ração no cocho, quando necessário. Em épocas mais frias, trabalha-se com sistema de sobressemeadura de azevém. Além da alimentação convencional, eles também oferecem probióticos para os animais, com a finalidade de melhorar a imunidade do rebanho.

gado de leite
Fonte: cedida pela Granja Bach.

Uma das características mais interessantes da propriedade da família Bach é a preocupação com o impacto que a atividade leiteira pode causar ao meio ambiente. O proprietário adotou algumas medidas sustentáveis ao longo dos anos para tentar diminuir ao máximo os possíveis danos na terra. Uma das medidas foi plantar mudas nativas em áreas degradadas, com o apoio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI). Dentro dessa área de recuperação, existe uma nascente que fornece água para as atividades da propriedade, além do consumo residencial da família Bach e mais dois vizinhos da Granja. Além disso, todos os dejetos produzidos pelos animais são direcionados a esterqueiras, a fim de produzir adubo orgânico, que será posteriormente utilizado para fertilizar o pasto. A propriedade conta também com instalação de energia fotovoltaica através de 65 placas, que fornecem cerca de 90% da energia consumida.

placa solar; milkpoint; pecuária leiteira
Placas geradoras de energia instaladas na propriedade.
Fonte: cedida pela Granja Bach.


Esterqueira
Fonte: cedida pela Granja Bach.

Mas os investimentos na propriedade não param por aí! “A tecnologia está disponível para ser utilizada e quem não utiliza acabando ficando para trás e não evolui ou melhora a produção”, disse Vanderlei. Sendo assim, a reprodução é feita exclusivamente por IA (Inseminação Artificial), utilizando protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Possuem ordenha canalizada com extração automática, controle biológico nas pastagens, dentre outras tecnologias indispensáveis para melhorar a produtividade e obter resultados mais efetivos.

A família Bach reconhece que parte do sucesso deles advém da assistência técnica de qualidade que receberam. “Desde o início, eles entenderam que a assistência técnica é fundamental e sempre seguiram muito bem as orientações que eu e os outros técnicos passamos. O meu principal conselho foi que o proprietário buscasse assistência técnica especializada em cada setor da propriedade (reprodução, nutrição etc.) e que também nas compras de insumos, ração e sêmen, sempre exigissem assistência da empresa vendedora”, comentou Ricardo Schmidt, veterinário responsável.


Bezerreiro
Fonte: cedida pela Granja Bach.

Como testemunha da excelência da família Bach na pecuária leiteira, o veterinário não deixou de elogiar o trabalho que foi feito durante todos esses anos na atividade. “Comecei a acompanhar a propriedade tão logo terminei a faculdade e consegui aprender muito acompanhando a evolução da produção da Granja Bach. Colocando a teoria em prática e vendo os resultados dia após dia me dá convicção de como é importante o acompanhamento técnico em uma propriedade leiteira e como é possível alcançar excelentes resultados no setor”, disse ele.

Disse ainda: “Na minha opinião, o sucesso deles deve-se, além de colocar em prática as sugestões técnicas, ao prazer que a família tem de trabalhar com a pastagem e com os animais e no esforço em sempre aprender. Também tem grande importância o pensamento positivo do produtor, que mesmo em momentos difíceis sempre buscou ver o lado positivo em tudo”.

milkpoint gado de leite
Fonte: cedida pela Granja Bach.

“Nos sentimos muito gratificados por ser uma propriedade referência. Isso é um estímulo para melhorar cada vez mais e nos traz um sentimento bom de poder ajudar outros produtores a melhorarem sua produção e produtividade. Recebemos várias excursões em nossa propriedade e procuramos explicar a todos como trabalhamos. Sempre estamos abertos a explicar e tirar dúvidas de outros produtores. Também sempre aprendemos com as pessoas que nos visitam”, comentou o proprietário da fazenda.


Fonte: cedida pela Granja Bach.

Mesmo obtendo sucesso, manter-se na pecuária de leite não é uma tarefa fácil e, por isso, Vanderlei conta com a ajuda da mulher, dos dois filhos e uma nora. Segundo ele, o processo de sucessão familiar se deu naturalmente. “Os filhos sempre gostaram da atividade e nós (os pais) sempre incentivamos eles de todas as formas possíveis”, comentou o pai. Ricardo disse que o proprietário sempre diz que todos os investimentos feitos são com o objetivo de deixar a propriedade para os filhos e que, se não fosse assim, a atividade não seria viável.

Por fim, nós sabemos que um dos principais fatores para ter sucesso é não se deixar de definir objetivos. Sendo assim, Vanderlei pretende aprimorar cada vez mais seus conhecimentos, melhorar a qualidade do leite, o manejo de pastagens e o bem-estar animal e assim, alavancar a produtividade da Granja Bach.

LAURA CANDIOTTO MEDEIROS

Cientista de Alimentos formada pela ESALQ e pós-graduanda em Gestão de Projetos na USP. Responsável pelo Marketing Digital do MilkPoint.

MAYSA SERPA

Médica Veterinária, MSc. e doutoranda em Sanidade Animal pela UFLA.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO PENTEADO

PALMAS - TOCANTINS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 31/01/2020

Maysa, muito boa a apresentação da Granja Bach. Gostaria de entender um pouco mais dos números da operação. Qual a margem de lucro hoje que eles tem? Qual a rentabilidade por hectare?

obrigado.
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 31/01/2020

Oi Fernando, muito obrigada!

Infelizmente estes dados sobre custo de produção não foram disponibilizados para nós. Os proprietários disseram que estão passando por uma avaliação de custos e preferiam não passar os valores pois não seriam tão precisos. Desculpe por não poder ajudá-lo!

Abraços
RICARDO SCHMIDT DIAS -

PRESIDENTE GETÚLIO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/01/2020

Parabéns MilkPoint pela iniciativa e Maysa pela edição da reportagem.
MAYSA SERPA

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 30/01/2020

Oi Ricardo!
Nós quem agradecemos por toda a ajuda!
Foi um prazer escrever sobre essa propriedade inspiradora :)
Um abraço para você pra toda família Bach!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures