ES: produtores aumentam produção e qualidade
No Espírito Santo, o projeto Educampo, do Sebrae, tem ajudado os pequenos pecuaristas a aumentar a produção com adoção de técnicas simples e acessíveis economicamente.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O produtor Silvano dos Santos, da cidade de Pinheiro, por exemplo, ampliou a produção das 13 vacas de sua propriedade de 50 litros diários para 120. Com o dinheiro que ganhou com o aumento da produção, ele adquiriu mais vacas, e hoje conta com um plantel de 22 animais, sendo 14 em lactação.
Além disso, Silvano também conseguiu melhor preço para o leite que produz, em virtude da adoção de medidas sanitárias mais rígidas na retirada e armazenagem do produto. De R$ 0,32 por litro, passou a receber R$ 0,42. "A tendência é a gente conseguir um preço ainda melhor quando tivermos o tanque de resfriamento, já que hoje entregamos leite quente para a cooperativa", informou em reportagem de Rodrigo Rievers da Agência Sebrae de Notícias.
O Educampo no noroeste capixaba envolve produtores vinculados à Cooperativa Nova Veneza, da cidade de Nova Venécia, ou que fornecem leite para algumas agroindústrias da região, como o Laticínio Damari, do município de Montanha, e Laticínio Fazendinha, da cidade de Barra de São Francisco.
Além desse projeto, um outro grupo de produtores da região tem acesso ao Programa de Melhoria de Qualidade do Leite, executado pelo Sebrae no Estado em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES). Estão envolvidos cerca de 60 produtores vinculados às associações locais.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO
EM 06/09/2006
José Arnaldo de Alencar
Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Cachoeiro de Itapemirim

ECOPORANGA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/09/2006