Entidades gaúchas querem fidelizar produtor

Para garantir fidelidade dos fornecedores, o Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindilat), em parceria com a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul) e a Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), está buscando formas de contrato que estabeleçam garantias tanto ao produtor quanto à indústria do estado gaúcho.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Para garantir fidelidade dos fornecedores, o Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindilat), em parceria com a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul) e a Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), está buscando formas de contrato que estabeleçam garantias tanto ao produtor quanto à indústria do estado gaúcho. Conforme o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a estratégia irá assegurar a aquisição da produção e, ao mesmo tempo, abastecer as indústrias.

Hoje, a capacidade ociosa da indústria é em torno de 30%, segundo Palharini.

Além disso, a formação do preço pode, futuramente, entrar na pauta. "Isso ajudaria a diminuir a oscilação no valor pago ao produtor, pois ele venderia sempre à mesma empresa", comentou em reportagem do Correio do Povo/RS.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Nestor Luiz Breda
NESTOR LUIZ BREDA

SÃO MIGUEL DO OESTE - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 08/07/2007

O produto leite tem todas as características específicas para ser contratualizado. Por outro lado, deve-se estabelecer uma organização forte por parte dos agricultores, provavelmente coordenada pelos sindicatos, que busque mediar o poder da indústria, quando comparado com o pouco poder dos agricultores.

O bom conhecimento da cadeia produtiva por parte do Conseleite, e a busca constante de relações de ganha-ganha se constiui uma estratégia fundamental para a busca da fidelização.

Parabéns pela idéia, com muitas rodadas de negociação.
Fernando Deppermann Fortes
FERNANDO DEPPERMANN FORTES

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 22/06/2007

É uma pena que as empresas de leite, só neste momento, quando os preços do leite estão altos e a concorrência pelo mesmo esteja grande, se preocupem com fidelidade por parte do Produtor.

E também neste momento que mais empresas estão se instalando em nosso estado. Por vários anos, buscamos firmar contrato baseado no Conseleite e não obtivemos interesse por parte dos mesmos, para evitar oscilações de preço e podermos trabalhar mais tranquilos.

Espero que isto venha a ocorrer em breve, pois só assim o setor poderá crescer e se tornar profissional na atividade Leiteira.
Jorge Luis Fensterseifer
JORGE LUIS FENSTERSEIFER

JI-PARANÁ - RONDÔNIA

EM 19/06/2007

Até que enfim as empresas estão reconhecendo o trabalho dos produtores de leite, pois sem estes contratos ela fazia o que era mais interesante para ela.

Com estes contratos, além de fidelizar o produtor, coloca as empresas com o compromisso de pagar um preço justo ao produto e dar uma segurança ao produtor para realmente investir na atividade.

Parabéns às indústrias que adotarem este sistema, e que sirva de exemplo para as outras.
Qual a sua dúvida hoje?