Enquete: quais são as expectativas para 2009?

A enquete realizada pelo MilkPoint entre os dias 02 a 16 de dezembro avaliou a opinião dos leitores sobre as expectativas para o ano de 2009 em relação à atividade leiteira. Foi perguntado: "Qual é a sua expectativa para 2009 em relação à atividade leiteira?" Acesse e veja os resultados.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A enquete realizada pelo MilkPoint entre os dias 02 a 16 de dezembro avaliou a opinião dos leitores sobre as expectativas para o ano de 2009 em relação à atividade leiteira. Foi perguntado: "Qual é a sua expectativa para 2009 em relação à atividade leiteira?"

Mais de 31% dos leitores que responderam a enquete acreditam que 2009 será um ano pior para a atividade leiteira, em relação a 2008. Já um número próximo, 29,19%, mostra uma visão otimista e acredita que 2009 será um ano melhor do que 2008 para o leite. Na opinião de cerca de 24% dos participantes, é difícil saber como será o próximo ano. E a expectativa de que 2009 seja igual a 2008 para a atividade leiteira ficou com mais de 14% dos votos.

Será pior do que 2008

Das 185 pessoas que responderam à enquete, 31,35% acreditam que o ano de 2009 será pior para a atividade leiteira, em relação a 2008.

Para Fernando Antonio de Azevedo Reis, produtor em Itajubá-MG, antes da anunciada crise global, o produtor de leite do Brasil já estava sofrendo com o baixo preço do litro de leite. "Imagine agora, quantos serão os argumentos para justificar os preços baixos ao produtor", afirma. Na opinião dele, sobreviverá quem produzir com o menor custo neste período da crise global, cujo tempo de duração ninguém sabe afirmar. E ainda dá a dica: "reveja conceitos, levante seus custos e tome atitudes".

Carlos Henrique Vasconcellos Diniz, produtor em Luminárias-MG, enquanto o excedente de produção permanecer, a expectativa será baixa.

Eduardo Fonseca Portugal, consultor no Paraná, José Luiz Pessoa Perez, produtor em Pernambuco, Marcio Timotheo da Costa, produtor no Rio de Janeiro e Paulo Ricardo Rossato, produtor no Rio Grande do Sul, também acreditam que 2009 será um ano mais difícil e com expectativas piores em relação ao ano de 2008.

Davison Meirelles Júnior, produtor de leite em Niterói-RJ, acredita que se houver retração no mercado consumidor e/ou dificuldades crescente do fluxo de caixa dos laticínios, continuaremos a presenciar a corrosão dos preços pagos ao produtor. Na opinião dele, o custo dos insumos deverá continuar alto, mesmo com a redução do nível industrial e dólar em alta. Assim, os produtores terão que gerenciar muito bem seu processo produtivo, focando na produtividade e menor custo.

Será melhor do que 2008

Do total de pessoas que participaram da enquete, 29,19% acreditam que 2009 será um ano melhor que 2008 para a atividade leiteira.

Ailton César Barbosa, produtor de leite em São Paulo, acredita que 2009 será melhor. Segundo ele, apesar das disparidades que envolvem o setor, mudanças continuarão acontecendo, devido à conscientização dos produtores de que a atividade leiteira - mesmo sofrendo atropelos da economia - é uma atividade rentável, desde que administrada com seriedade e profissionalismo.

Para Renato Calixto Saliba, produtor no Distrito Federal, com essa crise os aventureiros irão deixar a atividade e só ficarão os profissionais e os pequenos produtores, e com isso a produção será menor e os preços, melhores.

Laércio Barbosa, do Laticínio Jussara - SP, Antonio Julião Bezerra Damasio, da Colaso - SP, Helvecio Vaz Oliveira, consultor em Minas Gerais, Nelson Jesus Saboia Ribas, produtor no Paraná e Emerson May, produtor em Santa Catarina, também acreditam que 2009 será um ano melhor para a atividade leiteira, comparado a 2008.

Difícil saber

Somando 24,86% dos votos, 46 participantes acham difícil saber como será o ano de 2009.

Segundo Valério Silveira de Oliveira, de Minas Gerais, 2008 foi um ano atípico para a atividade leiteira, e com a crise, fica difícil fazer uma previsão. Ele espera que o mercado se ajuste rapidamente para que tenhamos um 2009 melhor que 2008.

Para João Claudemir Ricciotti, de São Paulo, depois do acontecido das baixas de preços e aumento dos custos dos insumos, se não houver interferência governamental a atividade vai sofrer, muito principalmente no primeiro trimestre.

Fabio Scarcelli, de São Paulo, julga que o número de variáveis envolvidas na atividade é cada vez maior e mais do que nunca ela está totalmente globalizada. Dificilmente um ano é igual ao anterior, o que dificulta muito uma análise. Para ele, agora é aguardar o primeiro trimestre para futura avaliação.

Será como 2008

Por fim, 14,59% dos participantes da enquete acreditam que 2009 será um ano semelhante a 2008 para a atividade leiteira.

Segundo André Gonçalves Andrade, de Rondônia, ainda temos muita turbulência entre oferta e demanda interna, exportação e um cenário financeiro mundial pouco favorável a reações. No entanto, o mercado interno é forte e tende a segurar a situação mais ou menos como está sendo e, 2008.

Mário Roberto Villanova Nogueira, de São Paulo, acredita que o ano de 2009 será pior para a economia em geral, mas a atividade leiteira manterá os mesmos níveis atuais, pois o setor de alimentação (principalmente os de consumo básico, como o feijão, o arroz e o leite) será o último a perder demanda.

Também estão de acordo com essa alternativa Marcelo de Figueiredo e Silva, de São Paulo, Margareth Strobel Vincensi, do Rio Grande do Sul, Aurélio Vilela Arantes, de Minas Gerais, e Edirley Sonia do Nascimento Mangini, de Goiás.

___________________________________________________________________________
É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre o assunto.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

DIONE MARCIO CAMPOS
DIONE MARCIO CAMPOS

PASSA VINTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/12/2008

Os produtores terão que estar unidos para tentar baixar custos e se sustentarem no mercado. Cada um fazendo sua parte e os especuladores ficando de lado; venceremos mais essa crise!
Adimar Leonel Souto
ADIMAR LEONEL SOUTO

SÃO FRANCISCO DE SALES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 30/12/2008

Acho que estas previsões são caixinhas de surpresas e qualquer acerto é mera coincidência, pois existem muitas coisas envolvidas no processo.

Saudações.
E que tenhamos um 2009 melhor para todos.
WILLIAM ROSA BONANNI
WILLIAM ROSA BONANNI

BARRA DO PIRAÍ - RIO DE JANEIRO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 29/12/2008

Acredito que neste cenário de crise a relação custo benefício dos insumos (sementes -adubo e outros) e produtos veterinários adquiridos pelo produtor deverão ser a premícia para a manutenção dos mesmos no agronegócio. Devemos estar mais unidos e considerarmos a propriedade agropecuária como uma empresa. Geradora de emprego sim, mais sem a vergonha de obter lucros.

Calculadora na mão, planilhas e o pensamento no futuro, estes serão o caminho para a atividade leiteira neste país.
Qual a sua dúvida hoje?