Mais de 48% dos leitores que responderam a enquete acreditam que em 2009 a produção leiteira diminuirá. Com praticamente a mesma porcentagem dos votos, cerca de 20%, estão os participantes que acreditam que o crescimento da produção será entre 0-2% e entre 2-4%. E a expectativa de que em 2009 a produção leiteira cresça acima de 4% ficou com apenas 10% dos votos.

Produção diminuirá
Das 149 pessoas que responderam à enquete, 48,32% acreditam que a produção leiteira em 2009 diminuirá.
Na opinião de Alcides Piantolo, produtor no Rio de Janeiro, é provável que, com a crise que está por vir, o consumo mundial caia e assim o volume exportado diminua. Desta forma, segundo ele, com a oferta interna aumentada, os preços cedem e o produtor perde estímulo em investir, o que levará a médio prazo a queda de produção.
Para Daiton Jairo Garcia, produtor em Goiânia-GO, a falta de incentivo ao produtor, os baixos preços pagos pelo leite e, em muitos casos, o atraso no pagamento do produto vai afetar negativamente a produção leiteira.
Flavio Leite Ribeiro, produtor em Guaxupé-MG, acredita que a produção diminuirá devido aos altos custos de produção e a estabilidade do consumo.
Marcelo de Rezende, da Confepar/PR, Eduardo Amorim, produtor em Patos de Minas-MG, Marcelo Leite Lopes, produtor no Distrito Federal, e Mário da Rocha Frade, produtor no Mato Grosso, também acreditam que em 2009 a produção leiteira não terá crescimento; ao contrário, diminuirá.
Crescimento será de 0 a 2%
Do total de pessoas que participaram da enquete, 20,81% acreditam que em 2009 a produção ficará estável ou mostrará crescimento de até 2%.
Kleber de Faria, produtor de leite em Ipameri-GO, acredita que haverá esse aumento porque o produtor, cuja única renda é o leite, não tem como desistir do segmento e largar tudo. Nesse caso, sua tentativa sempre será de aumentar a produção própria, segundo ele. "Todavia, o crescimento será mínimo devido ao custo de produção ser alto e o valor pago ao produtor ser mínimo", complementa.
Para Michael Vinicius Ficagna, estudante em Coronel Freitas-SC, o crescimento não será maior devido a maioria dos produtores estarem ainda em fase de adaptação às novas condições de manejo em relação à qualidade do leite, principalmente quanto à questão de pagamento por qualidade.
Marcos Rogério Hartmann, produtor de leite em Mata-RS, Junior Gabriel, produtor de leite em Estrela do Indaiá-MG, e Bruno Barcelos Lucchi, consultor em Viçosa-MG, também acreditam que em 2009 a produção se manterá estável ou terá crescimento de até 2%.
Crescimento será de 2 a 4%
Somando 20,13% dos votos, 30 participantes acham que a produção leiteira em 2009 terá um crescimento de 2 a 4%.
Segundo Maurício Silveira Coelho, produtor de leite em Passos-MG, "o setor leiteiro vive novamente uma fase de preços aviltantes que pensávamos que jamais voltaria a ser vivida". Ele acredita que isto desestimula o produtor e agiliza o processo de desestruturação de muitas fazendas leiteiras. Portanto, na opinião dele, o crescimento da produção não passará de 2 a 4%.
Antonio Julião Bezerra Damasio, da Cooperativa de Laticínios de Sorocaba, Marlon Pereira Ricartes, produtor em Campina Verde-MG, Marcos Venicio Bruno, da Parmalat Brasil S/A no Rio de Janeiro, e Gilnei Rodrigues Corrêa, produtor em São Sepé-RS, acreditam que em 2009 o aumento na produção será de 2 a 4%.
Crescimento será acima de 4%
Por fim, somente 10,74% dos participantes da enquete acreditam que em 2009 a produção leiteira terá um crescimento superior a 4%.
Estão de acordo com essa alternativa Renato Calixto Saliba, produtor no Distrito Federal, Marcelo André Wendling, de indústria de laticínio no RS, e Nivio Miranda Rolim, produtor em Bastos-SP.
___________________________________________________________________________
É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre o assunto.