Enquete: para a maioria, cana substituirá área leiteira

A enquete realizada pelo MilkPoint entre os dias 11 e 26 de março avaliou a opinião dos leitores quanto o impacto da cana-de-açúcar nas regiões de produção leiteira. Foi perguntado: "Qual será o feito do avanço da cana nas regiões produtoras de leite?".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A enquete realizada pelo MilkPoint entre os dias 11 e 26 de março avaliou a opinião dos leitores quanto o impacto da cana-de-açúcar nas regiões de produção leiteira. Foi perguntado: "Qual será o feito do avanço da cana nas regiões produtoras de leite?".

Mais de 66% dos leitores que responderam a enquete acreditam que a produção de leite será direcionada para regiões que não podem ser cultivadas com cana-de-açúcar. A segunda opção mais votada foi a de que o leite poderá competir com a cultura da cana, desde que intensificado, com 30,58% dos votos. E apenas 3,31% dos leitores que participaram da enquete acham que a cana não irá crescer nas áreas produtoras de leite, visto que o leite é mais rentável.

Figura 1
A produção de leite será empurrada para áreas que não podem ser cultivadas com cana

Das 121 pessoas que responderam à enquete, 66,12% acreditam que a produção de leite será empurrada para áreas que não podem ser cultivadas com cana-de-açúcar. Dentre os que escolheram esta opção, estão Antônio Julião Bezerra Damasio, da Cooperativa de Laticínios de Sorocaba (SP), Leomar Martinelli, da Líder Alimentos do Brasil Ltda., Aristócles Borges Da Mata Jr., do Laboratórios Pfizer, Eduardo Lopes de Freitas, Cooperativa Nacional Agro Industrial (COONAI), José Roberto Poiatti, da Avipal, Felix Alle Junior, do Laticínios Tirolez e Laércio Barbosa, da Usina de Laticínios Jussara.

Um dos principais pontos levantados que justificam a escolha dessa opção na enquete foi a maior exigência de dedicação e investimento na atividade leiteira em relação à cana-de-açúcar.

Para Carlos Otávio Farage Fonseca, produtor em Minas Gerais, em função disso, produzir leite representa um maior risco econômico. Segundo José Ronaldo Borges, produtor do Mato Grosso, a produção de leite exige maior investimento e gerenciamento, aumentando assim o desgaste. Segundo ele, o leite passará a ser produzido em pequenas propriedades com topografia que impedem a mecanização e plantio da cana.

João Roberto Migliari Lembi, produtor de leite em São Paulo, José Carlos Peixoto e Gilberto Junqueira Maciel, produtores em Minas Gerais, também acreditam que produzir leite é muito mais trabalhoso em relação à cana.

Betânia Glória Campos, consultora em Belo Horizonte (MG), acredita que há competitividade do leite em relação à cana quando no primeiro há profissionalização. No entanto, ela afirma que esta é uma realidade distante do que temos hoje na atividade leiteira.

Segundo Edivandro Souza, também produtor em Minas Gerais, neste momento o mundo volta sua atenção para a produção de energia em substituição aos combustíveis originários do petróleo. Ele destaca a cana como um bom negócio devido à necessidade de mais uma matriz energética e afirma que de médio a longo prazo assistiremos à abertura de novas fronteiras e da produção de leite em áreas marginais.

O leite pode competir com a cana, desde que intensificado

Do total de pessoas que participaram da enquete, 30,58% acreditam que o leite pode competir com a cana, desde que intensificado. Entre os que votaram nesta opção estão Helio Porfirio Guimarães, do Incra, Fábio de Almeida Meirelles, da M & G Assessoria Pecuária, José Antônio Bernardes, da Embaré Indústrias Alimentícias S.A., Antônio Carlos de Souza Lima Jr., da SL Consultoria e Rodrigo do Vale Ferreira e Marcelo de Rezende, da Confepar.

Para Marcos Tadeu Cosmo, produtor em São Paulo, a cana ocupará um espaço até o ponto em que valer a pena, depois o mercado vai se ajustar. "Considerando que se a cana rouba espaço do leite haverá menor oferta do produto, o resultado é o aumento dos preços do leite, o que deve atrair os produtores de volta", avalia.

A cana não irá crescer nas áreas de leite, pois este é mais rentável

Apenas 3,3% dos participantes da enquete acreditam que o leite é mais viável que a cana.

Segundo Paulo Roberto Viana Franco, consultor em Minas Gerais, o leite tirado com eficiência, bem planejado, com intensificação esquematizada, que pode aproveitar áreas declivosas, com assistência técnica competente, será sempre mais rentável. O desafio do produtor será conhecer bem a atividade, com produção de volumoso de qualidade o ano todo e ter bom controle leiteiro.

Para Wilson Mota da Silva, produtor no Paraná, será necessário a viabilidade da cana em pequenas propriedades.



___________________________________________________________________________



É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre o assunto.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?