Quase 25% dos participantes acreditam que a rentabilidade de 2008 será igual à de 2007, e cerca de 24% acredita que será pior. Cerca de 4% das pessoas responderam que não sabiam.
De um modo geral, os participantes estão otimistas quanto aos preços do leite relativamente altos em 2008. Para os que acreditam que a rentabilidade será igual ou pior neste ano, o fator custos de produção, especialmente com grãos, pode limitar os ganhos do produtor.

A rentabilidade em 2008 será melhor que a de 2007
Do total de participantes da enquete, 47,3% acreditam que a rentabilidade do setor será melhor em 2008. Entre as razões apontadas para que isso ocorra estão o patamar mais elevado do preço do leite e a tendência de profissionalização do setor. Alguns participantes mostram certo pessimismo ao comentar que "pior do que está não pode ficar", ou seja, com uma menor rentabilidade, a atividade pode se tornar inviável em alguns casos.
Para André Barbosa, da Agrape (Fundação Agropecuária de Macaé/RJ), o produtor brasileiro nunca teve o seu produto tão valorizado. Ele disse que reconhece que os fatores externos, que já são do conhecimento de todos, contribuíram para a atual alta dos preços, e acredita que mesmo que o haja desvalorização, o preço do leite ainda estará acima da média histórica, o que contribuiria para uma melhor rentabilidade.
Segundo o consultor Darci de Almeida, o setor tende a se profissionalizar para competir em um mercado global muito exigente e competitivo.
Também, entre os que escolheram essa opção estão José Roberto Poiatti, Erivelton Thum de Matos e Douglas Roberto Schneider, da Eleva Alimentos, Luiz Eduardo Morais, da Danone, Marcos Ottoni de Almeida, da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Miguel Saavedra de Oliveira, produtor no Rio Grande do Sul e Márius Cornélis Bronkhorst, produtor no Paraná.
A rentabilidade em 2008 será igual à de 2007
Cerca de 25% do total de participantes da enquete responderam que a rentabilidade do setor em 2008 deve ser igual à de 2007. O principal motivo apontado é o aumento dos custos de insumos, principalmente com os grãos, que acaba se equilibrando com os preços do leite mais elevados.
Airton José Prediger, da cooperativa Languiru, acredita que não haverá uma alteração muito significativa com relação à rentabilidade do setor lácteo no ano de 2008. Para ele, haverá um aumento significativo com relação aos preços dos insumos agropecuários, como o milho, farelos, mas em contrapartida haverá um aumento também nos preços do leite, principalmente nos meses da entressafra.
João Paulo Vaienti Alves dos Santos, da Manejo Consultoria, Celso Ivan Ferreira, da Embaré, Antônio Julião Bezerra Damasio, da Colaso, Márcio Ricardo Guerra, da Schering Plough Coopers e Rodrigo de Souza Costa, da Tortuga, foram alguns dos participantes que escolheram essa opção.
A rentabilidade de 2008 será pior que a de 2007
Quase 24% dos participantes acreditam que a rentabilidade em 2008 será pior que a de 2007. Entre os motivos apontados para que ocorra essa situação estão a alta dos preços dos insumos, a tendência de retração dos preços internacionais e o reflexo dos problemas causados pela denúncia de fraude no leite neste ano.
Para Daniel Navarro Lobato, do projeto Educampo - Sebrae, será impossível atingir os patamares de 2007, pois apesar dos preços dos insumos terem aumentado, a relação de troca neste ano foi muito favorável. Ele diz ainda que os produtores que souberam aproveitar o bom momento e se reestruturaram estarão aptos a continuar ganhando dinheiro na atividade.
Segundo Vanderlei Carlos Zeni, produtor de Santa Catarina, citou ainda a desorganização do mercado interno, além da queda do preço internacional e tendência de alta dos preços dos insumos.
Jorge Antônio Loebens, produtor no Rio Grande do Sul, diz que a rentabilidade deve ser pior em 2008, em parte, devido aos problemas que as denúncias de fraude no leite causaram. Tulio Genari Filho, produtor de São Paulo, concorda com o motivo, mas diz que, em contrapartida, o fato pode ainda passar pelo esquecimento.
Entre os participantes que acreditam que a rentabilidade será pior em 2008 estão Carlos Frederico Margraf Júnior, do Mapa, Daniel Navarro Lobato, do Educampo, Geraldo Antônio Pereira Coelho, do Laticínios Bela Vista, Carlos Otávio Farage Fonseca, da Copasa e Henrique de Paula Eduardo, da JF Agropecuária.
Equipe MilkPoint.
___________________________________________________________________________
É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre o assunto.