
Aspectos Gerenciais
A maioria dos leitores apontou os aspectos gerenciais como a principal limitação encontrada nas fazendas de leite, correspondendo a 78% das respostas. Dentre os que votaram nesta opção, estão Haroldo de Oliveira Costa, produtor em Belo Horizonte (MG), Leandro Kuhl, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marcos Ottoni de Almeida, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Odilio Sepucai, da Emater/PR, Alexandre Negri Leão Coelho, da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Eldo Lauro Berger, da Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda., Luiz Becker Karst, da Cooperativa Agropecuária Regional Rio das Almas Ltda., Fernando Campos Mendonça, da Embrapa Pecuária Sudeste e Sérgio Ricardo da Silva, da Frimesa, entre outros.
Para Leandro Kuhl, falta ao produtor entender que a propriedade é como uma empresa, que deve ser rentável para que ele (produtor) desfrute dos ganhos. Gabriel Augusto de Faria Sandoval, médico veterinário em Franca (SP), afirma que sem uma política de gerenciamento bem estruturada, nunca será possível a implantação de técnicas visando o aumento da produtividade e rentabilidade no setor.
Alexandre Husemann da Silva, produtor em Espírito Santo do Pinhal (SP), acredita que o acompanhamento dos custos e da produtividade são os principais aspectos a serem considerados. Roberto Cunha Freire, produtor em Belo Horizonte (MG) diz que o principal a ser observado na produção de leite é a organização e o bom cooperativismo.
Cleber Medeiros Barreto, de Fortaleza (CE), acredita que falta foco empresarial por parte dos proprietários das fazendas de leite. Marcos Scherer, auxiliar administrativo, afirma que, já que a maior parte da produção de leite provém das pequenas propriedades, uma das maiores limitações é a falta de informação por parte dos produtores. "As empresas rurais não procuram se atualizar e ir em busca de soluções que tragam resultados positivos para maximizar os lucros", completa.
Aspectos Técnicos
Apenas 22% dos leitores que responderam à enquete optaram pelos aspectos técnicos como principal fator limitante numa fazenda leiteira. Dentre eles, estão Guilherme Alves de Mello Franco, produtor em Juiz de Fora (MG), Ângela Moloni, da Sani Química, Ronald Dias Troccoli, da Lagoa da Serra, Erwin Kreber, da Havero Hoogwegt, Marcos Dornelas, zootecnista, e Francisco Carlos Ortiz Filho, médico veterinário no Rio Grande do Sul.
Guilherme Alves de Mello Franco acredita que a falta de técnicas de manejo do gado leiteiro atrasa muito o desenvolvimento da propriedade, seja no campo da evolução do rebanho, seja no da produção de leite de qualidade. Ângela Moloni diz que falta preocupação com a sanidade nos plantéis, e que a consciência dessa necessidade precisa ser incorporada pelos trabalhadores rurais.
Marcos Dornelas acredita que o baixo conhecimento técnico-produtivo por parte dos produtores de leite é uma forte limitação, principalmente para a melhoria de sua condição econômica e social. A pouca capacitação técnica, segundo ele, leva ao não uso de ferramentas gerenciais, trazendo conseqüências danosas à atividade.
Evento abordará gestão de fazendas
Entre os dias 24 e 26 de agosto, a AgriPoint, que possui o site MilkPoint, realizará em Uberlândia o evento AgriPoint Gestão Leite 2006, cujo objetivo é trazer conhecimentos de gestão e de mercado para produtores e técnicos envolvidos com o leite. Clique aqui para ver tudo sobre o evento (www.milkpoint.com.br/gestao).
É importante salientar que a enquete MilkPoint não tem o objetivo de quantificar opiniões com rigor estatístico, apenas mostra a opinião dos leitores sobre determinado assunto.
Equipe MilkPoint
