ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro estadual de Laticinistas aborda inovação e empreendedorismo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/10/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
O 5º Encontro Baiano dos Laticinistas reuniu empresários do segmento e dirigentes de organismos relacionados à cadeia do leite. Inovação, tecnologia e empreendedorismo foram assuntos transversais presentes em várias palestras do evento que aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, no Catussaba Resort, em Salvador. A realização do encontro foi do Sindileite-BA (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite Estado da Bahia), além de cumprir objetivos de atualização, também gerou uma agenda positiva pós-evento.

“Saímos do evento com uma agenda positiva junto com vários dirigentes de órgãos que participaram do painel final do encontro”, afirma o presidente do Sindileite-BA Paulo Cintra. Ele sinalizou que o prolongamento do debate, contando com a presença dos participantes e dos debatedores até por volta das 20h15 do sábado, demostrou o comprometimento de todos com as questões abordadas.

“Empreendedorismo e Inovação - Uma abordagem para o agronegócio” foi o tema da palestra do administrador Cláudio Forner, no primeiro dia. Com o intuito de criar um campo de reflexão sobre mudanças para a indústria, Forner iniciou a conversa dizendo que o que movimenta os negócios são as oportunidades. Para ele, é necessário reconstruir os modelos de negócios atuais. “O que sustenta um negócio virtuoso é a capacidade interna de gerenciá-lo”, comentou.

“Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Se a resposta demorar mais de um segundo eu não estou indo na direção da inovação. E se alguém tiver fazendo algo diferente agora? E se for seu concorrente?", questionou Forner. O palestrante lembrou que as mudanças vêm ocorrendo com uma velocidade cada vez maior, o que leva a uma demanda de rápida transformação por parte dos empresários. Segundo ele, as mudanças podem ocorrer no nível de produto, de marca, da empresa e, sobretudo, dos processos. Esse conjunto afeta a competitividade das empresas.

No decorrer de sua palestra, ele acrescentou que para mudar conceitos é necessário mudar a rotina. “É preciso se preocupar com a estabilidade de uma empresa, mesmo com o quadro de bons resultados, pois, enquanto isso, o concorrente pode estar criando boas ideias”, acrescentou.

De acordo com o consultor, o acesso à informação não quer dizer necessariamente acesso a poder. Pode significar excesso e confusão. Ele comentou que atualmente com o enorme volume de informações na internet os consumidores, para decidir, estão preferindo utilizar atalhos. Ele citou como exemplo os comentários e recomendações de outras pessoas que já utilizaram um determinado serviço.

A palestra mostrou que os fatores que mais afetam os negócios são, muitas vezes, aqueles que não são enxergados pelas pessoas, mas que impactam diretamente nos negócios. Uma das tendências citadas pelo palestrante é o lifestyle, uma preocupação crescente com a saúde, onde a alimentação é mola propulsora.

"Há uma mudança de mentalidade, em que as pessoas entendem que não podem comer o que querem, mas o que precisam", afirmou. Segundo ele, a cosmética vai estar cada vez mais na alimentação e não no creme. O alimento vai propiciar o avanço da estética e da saúde e tudo isso exige tecnologia e pesquisa.

A geração digital em dez anos vai responder por 50 por cento do consumo. "Isso vai mudar a forma como se vende tudo. Mentes criativas procuram o inesperado", disse o palestrante.

Para finalizar, Forner enumerou alguns desafios para as indústrias de serviços. Entre eles estão incentivar a inovação, padronizar a qualidade, criar e executar ideias simples, diversificar os produtos com raridade e ajustar o foco criando um modelo de negócio rentável.

Em seu segundo dia, 27 de setembro o evento continuou abordando o tema inovação. O administrador Vital dos Santos discutiu em sua palestra tópicos que podem levar uma empresa rumo ao sucesso. Para ele um profissional bem sucedido é aquele que sabe gerenciar seu tempo e que faz o melhor que pode com as condições que possui. “Pessoas precisam ser motivadas a mudar” explicou.

O que gerou a agenda que será posteriormente cumprida foi um debate entre os laticinistas e as autoridades que atuam em organismos relacionados à cadeia do leite. Entre eles estavam o diretor geral da ADAB, Paulo Emílio e a Superintendente do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Rose Pondé.Estiveram presentes também o coordenador do CEACON do Ministério Público, Roberto Gomes e o diretor do SEBRAE, Lauro Ramos. Os principais questionamentos levantados foram clandestinidade, modelos de combate à fraude no leite, infraestrutura na produção e situação tributária para o setor lácteo.

A notícia é da Assessoria de Imprensa Cibermídia Comunicação Marketing.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures