A Emsur Argentina, em colaboração com a Coexpan Chile, desenvolveu um rótulo removível para produtos lácteos para um de seus principais clientes, a Nestlé Chile. A Nestlé anunciou no ano passado seu compromisso de que 100% de suas embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis até 2025.
Os novos rótulos são facilmente removíveis do produto, permitindo que os consumidores separem os materiais mais facilmente para reciclagem. Para isso, uma camada extra foi adicionada ao rótulo, de modo que este não fique grudado ao ser removido.
Os rótulos podem ser fabricados em monocamada ou duplex, para diferentes segmentos de mercado, como iogurtes, sobremesas ou bebidas. Os produtos foram lançados no Chile através da marca Batido da Nestlé.
A Nestlé também lançou uma campanha de comunicação para orientar as pessoas sobre como reciclar adequadamente a nova embalagem. Graças a essa iniciativa, disse a Emsur, aproximadamente 1.200 toneladas de plástico poderão ser recicladas.
Por meio do projeto, a Emsur (divisão de embalagens plásticas flexíveis do Grupo Lantero) e a Coexpan (divisão de embalagens rígidas do mesmo grupo) afirmam que mantêm seu compromisso com a sustentabilidade, de acordo com seus objetivos de economia circular.
A Emsur, que emprega mais de 900 pessoas em nove fábricas na Espanha, França, Polônia, Rússia, EUA, Argentina, México e Brasil, apresentou a nova tecnologia no Latinpack 2018.
A Coexpan, especializada na fabricação de chapas de plástico rígido e produtos termoformados, possui 13 fábricas na Espanha, França, Alemanha, Itália, Rússia, Chile, Brasil e México e tem uma capacidade de produção de mais de 200.000 toneladas por ano.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.