Empresas lácteas se destacam na Bovespa em 2007
O setor leiteiro liderou os ganhos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) entre as empresas do agronegócio em 2007. A Parmalat foi a primeira no ranking, com rentabilidade de 1.224,01%, seguida pela Vigor (241,25%) e pela Eleva (198,85%).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo dados da Economática, a Parmalat foi a primeira no ranking, com rentabilidade de 1.224,01%, seguida pela Vigor (241,25%) e pela Eleva (198,85%).
Segundo o diretor-geral da AgriPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, alguns fatores que ajudaram a puxar os preços foram o aumento da renda média da população e, conseqüentemente, do consumo interno, e a alta no exterior. "No último boom que o setor teve, no início do Plano Real, o consumo médio por pessoa saltou de 110 quilos para 130 quilos por pessoa/ano. Atualmente gira em torno de 140 quilos", destacou.
A produção no setor lácteo cresceu a uma taxa média de 4,3% de 2000 a 2005, e 3,4% em 2006. No ano passado, o incremento projetado foi de 6%, atingindo 27 bilhões de litros, o que gradua o Brasil como um dos seis maiores produtores mundiais.
Na opinião do analista de investimentos do Banco Máxima, Denílson Duarte, a compra da Eleva pela Perdigão foi o principal fator para o aumento da rentabilidade dessa empresa, aliado ao crescimento da economia que levou investidores a comprar ações de indústrias do setor. "Se levarmos em consideração o mercado que a Eleva ocupa, essa permanência tende a ser temporária", ressalvou.
Segundo reportagem de Roberto Tenório, da Gazeta Mercantil, em relação à alta expressiva da Parmalat, alguns especialistas explicam que pode ser referente a ofertas de ações a preços mais altos que o normal, pois a Laep fechou o ano com uma queda de 0,67%, de acordo com a Bovespa.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.