Empresas fidelizam produtores de leite com vantagens
Fidelizar os produtores de leite é palavra de ordem para as grandes empresas do setor. Para isso, elas oferecem vantagens que vão da assistência técnica e treinamentos, até alimentação para o gado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A Perdigão, através da Batavia e da Eleva, está repetindo a experiência que já desenvolvia com aves e suínos. O "Fidelizaleite" pretende estabelecer acordos de fidelidade com produtores que receberão treinamentos, assistência técnica e veterinária, alimentação para os animais e tanques de refrigeração para o leite. A expectativa é receber 15 mil litros diários. Até janeiro, esse volume deve chegar a 150 mil.
A Laep, controladora da Parmalat Brasil, criou uma empresa para trabalhar especialmente com sistemas de cooperação com o produtor rural, a Integralat. Hoje, ela tem cerca de 50 mil vacas já fecundadas, que darão origem a animais de alta produtividade que serão dados aos produtores.
A primeira dessas fazendas será inaugurada em Unaí (MG). No local, os produtores receberão treinamento sobre como alimentar e manejar os animais. A meta é multiplicar por cinco a produção de leite.
Já a Bom Gosto Laticínios mantém um quadro de 50 técnicos que trabalham em contato direto com as propriedades fornecedoras de leite. Além disso, repassa ao produtor ração para os animais, refrigeradores para a conservação do leite e, em fase posterior, financia a aquisição de animais de alta produtividade.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/06/2008

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/06/2008

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/06/2008

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/06/2008
APARECIDA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 09/06/2008

LAVRAS - MINAS GERAIS - TRADER
EM 09/06/2008

CASTRO - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO
EM 08/06/2008

CORONEL VIVIDA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/06/2008
E falando bem a verdade nem as cooperativas pensam muito no produtor a não ser as pequenas com poucos produtores associados. Isso é uma indignação de um produtor que sente isso na pele.
LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 04/06/2008
RIO GRANDE DO SUL
EM 03/06/2008

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 02/06/2008
Seria interessante conhecermos como serão celebradas essas parcerias e os direitos e obrigações dos produtores e os da indústria.
Marcello de Moura Campos Filho

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/06/2008
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 01/06/2008

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 01/06/2008
O que vai definir o padrão de relacionamento será o nível cultural e o profissionalismo das partes. Será que evoluímos? Os produtores já mostraram as suas limitações. O tempo deles (das Cooperativas) passou. Só nos resta torcer para que as empresas tenham visão de longo prazo. Algumas empresas de outros setores, como a Phillips, estão investindo na educação formal oferecendo "gestão" a escolas estaduais de Pernanbuco e São Paulo. Não fazem isto por pura filantropia, mas sim por enxergarem um pouco mais longe que o normal. Será que as empresas do setor lácteo vão ter a coragem de focar o longo prazo sustentável, ou vão querer apenas os lucros fáceis da ignorância de curto prazo? Gostaria de acreditar na primeira opção, mas não é isto que vejo nos executivos do setor. Só o tempo e as ações concretas das empresas nos mostrará para onde estamos caminhando. O futuro está na mão delas, mas a sustentabilidade deste futuro, felizmente, dependerá de mais fatores.
SEROPEDICA - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO
EM 31/05/2008
O companheiro acima falou bem e em alguns casos essa fidelidade desestimula o associativismo. A meu ver, a fidelidade Associação (ou Cooperativa)/Empresa é mais vantajosa para os produtores a longo prazo do que Produtor/Empresa, mas cada caso é um caso.
Mas sem dúvida é um grande passo para a pecuária leiteria de algumas regiões evoluir tecnicamente.(Aumentar a "eficiência")

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 31/05/2008
Faço minhas as suas palavras. As induústrias(desculpem os que se sentirem ofendidos) estão trabalhando para prender produtores. Isto não é bom para ninguém; produtor em "gaiola" não produz, não investe e morre sufocado na própria "gaiola".
Mas a indústria descobrirá isto sozinha; o produtor briga por qualquer centavo e isto a indústria não segura. Ele acabará indo para o mercado aberto.

APARECIDA DO TABOADO - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 31/05/2008

GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 31/05/2008
"Comida de onça" somos todos os que dependem de pequenos laticínios; estes sim, escravocatas modernos, com a palavra mansa de que se estabeleceram para ajudar pequenos produtores. Até hoje recolhem leite em balde nas fazendas - ao meio dia, uma hora - e ainda querem testar e descartar este "leite", para se imporem e mostrar sua força. Fazem o que bem entendem, quem conhece a realidade sabe do que falo.
É preciso dar vivas às iniciativas das grandes empresas do setor, é preciso acabar com o amadorismo do campo, é preciso acabar com a escravidão dos pequenos produtores, que não têm opção a não ser a do muito amigo dono do pequeno laticínio, que não deixa o indivíduo crescer, porque senão ele perde o império.
As iniciativas desta natureza devem ser benvindas; trazem tecnologia, melhoramento genético, aumentam de verdade a renda no campo e perseguem a qualidade do leite. Conseqüentemente, beneficiam a saúde da população em geral. Em resumo, trazem a tão pregada profissionalização do setor.
FIRMINÓPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 31/05/2008

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 30/05/2008
Isso sim seria uma parceria verdadeira.