Já imaginou idealizar uma proposta da prevenção de uma doença animal em 36 horas? Foi isso que universitários e professores fizeram ao idealizar a Milcup, uma caneca com sensores eletrônicos que realiza a contagem de células somáticas, responsáveis pela formação de tecidos e órgãos, que é o principal indicador de mastite (inflamação nas glândulas mamárias da vaca que causa grandes perdas na produção leiteira). A ideia foi desenvolvida no Vacathon, maratona de inovação do setor do leite e derivados, que acontece totalmente digital e intercontinental até dia 30/10. “O Vacathon foi uma ótima chance de tirar a ideia do papel. Conseguimos incentivo e apoio técnico para elaborar o protótipo da caneca que funciona assim: a leitura é realizada na hora e sem a necessidade de reagentes. Basta colocar o leite que os sensores fazem o serviço”, explica Sérgio Luís de Castro Júnior, engenheiro de biossistemas e mestrando do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea), da Esalq–USP Piracicaba. O pesquisador é um dos membros da equipe de vencedora do primeiro lugar do Vacathon 2019 pela criação da Milcup.
Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, a competição tem como objetivo o fomento de soluções tecnológicas e não digitais para os problemas no campo. Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. “O Vacathon é um encontro que aproxima as universidades do mercado proporcionando fomento da ciência e dos negócios. E tornou-se vitrine da inovação porque ensina também a empreender sem esquecer da relevância do relacionamento. Acreditamos que essa é a combinação perfeita para a transformação digital na cadeia leiteira”, comenta Paulo do Carmo, chefe geral da Embrapa Gado de Leite, realizadora do evento.
29 universidades do Brasil, Angola e Argentina, formados por alunos e professores: eles têm o desafio de propor soluções para toda a cadeia leiteira em 8 dias. Para isso, contam com um canal de conteúdo para consulta, o MilkTube, além de debates, mentorias e lives temáticas promovidas pelo ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas.
Ideas For Milk
O Vacathon é um dos eventos que compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups (fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0.
Indústria do leite no Brasil
Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.
Quem faz o Ideas For Milk
O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.
As informações são da Assessoria de Imprensa do Ideas For Milk.