ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empreendedorismo e inovação como pilares da transformação digital no campo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Já imaginou idealizar uma proposta da prevenção de uma doença animal em 36 horas?  Foi isso que universitários e professores fizeram ao idealizar a Milcup, uma caneca com sensores eletrônicos que realiza a contagem de células somáticas, responsáveis pela formação de tecidos e órgãos, que é o principal indicador de mastite (inflamação nas glândulas mamárias da vaca que causa grandes perdas na produção leiteira). A ideia foi desenvolvida no Vacathon, maratona de inovação do setor do leite e derivados, que acontece totalmente digital e intercontinental até dia 30/10. “O Vacathon foi uma ótima chance de tirar a ideia do papel. Conseguimos incentivo e apoio técnico para elaborar o protótipo da caneca que funciona assim: a leitura é realizada na hora e sem a necessidade de reagentes. Basta colocar o leite que os sensores fazem o serviço”, explica Sérgio Luís de Castro Júnior, engenheiro de biossistemas e mestrando do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea), da Esalq–USP Piracicaba. O pesquisador é um dos membros da equipe de vencedora do primeiro lugar do Vacathon 2019 pela criação da Milcup.

Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, a competição tem como objetivo o fomento de soluções tecnológicas e não digitais para os problemas no campo. Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. “O Vacathon é um encontro que aproxima as universidades do mercado proporcionando fomento da ciência e dos negócios. E tornou-se vitrine da inovação porque ensina também a empreender sem esquecer da relevância do relacionamento. Acreditamos que essa é a combinação perfeita para a transformação digital na cadeia leiteira”, comenta Paulo do Carmo, chefe geral da Embrapa Gado de Leite, realizadora do evento.

29 universidades do Brasil, Angola e Argentina, formados por alunos e professores: eles têm o desafio de propor soluções para toda a cadeia leiteira em 8 dias. Para isso, contam com um canal de conteúdo para consulta, o MilkTube, além de debates, mentorias e lives temáticas promovidas pelo ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas.

Ideas For Milk

O Vacathon é um dos eventos que compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups (fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0.

Indústria do leite no Brasil

Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.

Quem faz o Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Ideas For Milk. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures