Segundo a Embrapa, até maio, cerca de 500 produtores de leite na região central do estado de Rondônia serão entrevistados com objetivo de detectar problemas e limitações relativas ao manejo sanitário. Os questionários, que estão sendo aplicados a partir do inicio deste ano, fazem parte de um projeto aprovado em 2005 pela Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO) junto ao CNPq, o qual visa à melhoria das condições sanitárias do rebanho bovino e conseqüentemente um leite de qualidade superior.
Pretende-se com este projeto, diz o coordenador e técnico da Embrapa Rondônia, Websten Cesário da Silva, diagnosticar o manejo sanitário utilizado pelos produtores de leite junto ao rebanho bovino. O projeto, que tem duração de 18 meses, é uma parceria da Emater-RO, Secretaria de Agricultura do Estado-SEAPES, SEBRAE e do INCRA, através do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária - ATES.
Com base nestas informações, diz o coordenador, serão traçadas estratégias, junto com os parceiros do projeto, para a transferência de tecnologias que sejam mais apropriadas aos pequenos produtores de leite. Além do diagnóstico serão feitas coletas para análise de mastite e também está proposto no projeto um controle estratégico de carrapatos.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.