Embrapa: Projeto Balde Cheio apresenta resultados

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Projeto Balde Cheio, idealizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), está proporcionando que pequenos produtores de leite consigam aumentar a produtividade em até 200% com algumas medidas técnicas.

O pecuarista Laerte de Morais Barcellos, de Patrocínio Paulista, é um dos participantes do projeto. Há 18 anos, Barcellos arrenda 62 hectares da Fazenda Bebedouro. Nesse pedaço de terra, mantém 27 vacas que produzem 270 litros/dia. Antes, a produção diária oscilava entre 150 e 200 litros. Com orientação profissional, investiu em piquetes e na formação de pasto, agora cultivado com capim mombaça. "O investimento já foi pago", garantiu.

Em janeiro de 2004, também orientado por técnicos, ele investiu no sistema de ordenha e já tem um tanque de expansão de 550 litros para armazenar leite por dois dias.

Um bom exemplo de sucesso ocorreu no Sítio São José, em Cardoso (SP). O dono, Vivaldo de Melo Júnior, está no quarto ano do projeto e saltou de 130 litros diários para 800 litros/dia. No começo eram 27 vacas, hoje são 45. O aumento foi, na maioria, de parições de novilhas.

Apenas 20 hectares dos 70 são usados para o gado leiteiro. Antes, Melo Júnior praticamente pagava para trabalhar. Atualmente, tem renda livre de R$ 3 mil a R$ 4 mil mensais. O primeiro passo foi a criação dos 28 piquetes para a rotação do gado, também com capim mombaça. E no manejo houve a separação do gado em lotes, já que antes era tudo junto. Hoje, cada lote come de acordo com a produção de leite. Essa medida foi tomada logo no início do projeto, no primeiro ano, que teve ainda a instalação da cerca elétrica.

Para participar do Balde Cheio, os produtores de leite têm direito a acompanhamento de um assistente técnico, mas devem deixar a propriedade aberta às visitas, fazer exames de brucelose e tuberculose no rebanho, cumprir as orientações dadas durante as visitas e fazer as anotações necessárias: relacionadas ao clima, despesas e receitas, ao gado (parições, coberturas e controle de leite de todas as vacas num dia por mês).

As informações são do Suplemento Agrícola do O Estado de S.Paulo.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?