Embrapa: PR poderá ter Centro de Inteligência do Leite

O Paraná poderá ser o segundo Estado brasileiro a contar com um Centro de Inteligência da Embrapa para o leite, que irá concentrar todas as informações sobre o produto. O primeiro Centro de Inteligência do Leite (CIL) foi implantado em Minas Gerais, Estado-sede da Embrapa, e agora a instituição pretende implantar essa estrutura nas demais regiões produtoras de leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Paraná poderá ser o segundo Estado brasileiro a contar com um Centro de Inteligência da Embrapa para o leite, que irá concentrar todas as informações sobre o produto. O primeiro Centro de Inteligência do Leite (CIL) foi implantado em Minas Gerais, Estado-sede da Embrapa, e agora a instituição pretende implantar essa estrutura nas demais regiões produtoras de leite para facilitar o acesso a informações para produtores, empresários e prefeitos interessados em viabilizar projetos e investimentos na área de pecuária de leite.

O assunto foi discutido pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, quando recebeu nesta quinta-feira (23) a visita de Duarte Vilela, indicado para ocupar o cargo de chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, com sede em Juiz de Fora (MG). Bianchini recebeu um convite especial de Vilela para sua posse que vai ocorrer no dia 14 de novembro, em Juiz de Fora, com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana.

Vilela deixou claro seu compromisso em estreitar parcerias da Embrapa na área de pesquisa com a rede de pesquisa e extensão já instalada no Paraná com o Iapar e Emater. Vilela estava acompanhado do técnico da Embrapa Gado de Leite, Leovegildo Lopes de Matos, que presta serviço ao Paraná a partir do Núcleo Regional Sul, com sede na Embrapa Soja em Londrina. Eles falaram da importância do Estado que subiu para o segundo lugar no ranking nacional de produção de leite. Estima-se que em 2007 o Paraná produziu 2,8 bilhões de litros.

Segundo Vilela, o Centro de Inteligência do Leite será muito importante para as regiões produtoras porque irá agregar informações importantes como custos de produção, índices de produtividade, capital empregado, mão-de-obra, importações, exportações e muitas outras que são fundamentais nas tomadas de decisões para os empreendimentos do setor. Vilela destacou que em Minas Gerais as prefeituras estão recorrendo a essas informações no planejamento dos investimentos.

Para Bianchini, a parceria da Secretaria da Agricultura com a Embrapa é fundamental para impulsionar os investimentos previstos para o Paraná no setor leiteiro. Lembrou que a produção de leite cresceu muito nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado nos últimos 20 anos e que isso é resultado do trabalho de pesquisa tanto da Embrapa como do Iapar. "Temos interesse em discutir um arranjo institucional para otimizar as ações e a incorporação da Embrapa é fundamental nesse processo", afirmou.

As informações são da Seab - Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do PR, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?