A Embrapa Gado de Leite está oferecendo curso sobre a IN 51, este ano será realizado pelo menos um curso por mês nos campos experimentais de Coronel Pacheco (CECP) e Santa Mônica (CESM). Os cursos não se limitarão aos campos experimentais, caso produtores de outras regiões tenham interesse no tema, os pesquisadores da Embrapa irão até o local.
O próximo curso será realizado no CECP, no dia 16 de fevereiro. As apresentações são divididas em duas partes, a primeira parte, em Coronel Pacheco, é teórica e prática, com início às 8 horas; a segunda parte acontece na Sede da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora, onde são realizados testes no Laboratório de Qualidade do Leite. A taxa de inscrição é de R$ 90,00 e inclui almoço, café da tarde, apostilas, transporte e análises laboratoriais.
Segundo o pesquisador Guilherme Nunes de Souza, a maioria das pessoas já possui informações a respeito de grande parte dos requisitos estabelecidos na Instrução Normativa. Mesmo assim, a Embrapa está esperando uma grande demanda por se tratar de um tema de relevância.
Um dos problemas verificados pelo pesquisador na adoção da norma se relaciona à contagem de bactérias. Em grande parte das análises realizadas é constatado um índice acima do limite estabelecido na IN 51. Nunes diz que o problema pode ser resolvido de forma simples. Basta ter maior cuidado com os procedimentos higiênicos durante a ordenha, como a limpeza de utensílios que entram em contato com o leite.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa, adaptado por Equipe MilkPoint
Embrapa oferece curso para orientar produtores a obter leite de qualidade
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.