ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa lança manual para auxiliar na redução de diarreia em bezerros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2016

1 MIN DE LEITURA

4
0
A taxa de mortalidade de bezerros devido à diarreia infecciosa chega a 34% no mundo todo. Isso acontece devido à desidratação que a doença causa por aumentar a frequência e a quantidade de excrementos que o animal elimina. Com o manejo correto, controle e prevenção dos micro-organismos causadores é possível reduzir significativamente as perdas causadas pela doença. Para tratar do assunto, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), juntamente com a Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS) e a Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO), elaborou uma publicação.



A doença

A diarreia causa grandes perdas econômicas ao produtor devido ao baixo desenvolvimento dos animais, que ficam desidratados e desnutridos. A maioria das mortes devidas à diarreia ocorre nas primeiras duas semanas de vida do animal, quando o sistema imunológico ainda não está estabilizado. Além disso, a debilidade (ou fraqueza) do animal o deixa suscetível a adquirir outras infecções e retarda o desenvolvimento do filhote.

Bezerros com a patologia normalmente apresentam fezes pastosas ou aquosas, que podem ser identificadas através da observação do períneo ou da cauda suja de fezes.
As diarreias devem ser prevenidas e controladas, procurando sempre identificar sua causa. Dessa forma, é possível realizar um tratamento específico e eficiente para combater o agente causador.

Os animais que apresentam sintomas da doença devem ser isolados e rapidamente tratados com os medicamentos adequados e dieta balanceada. É importante o acompanhamento de um médico veterinário em casos de contaminação do rebanho.

De acordo com a pesquisadora Ana Carolina Chagas, editora técnica da publicação, é recomendado estabelecer um programa de vacinação no pré-parto, tornar periódica a higienização dos bebedouros e comedouros, ministrar corretamente o colostro e controlar a contaminação do local onde os filhotes ficam. “Deve-se estar atento aos fatores que aumentam o risco de ocorrência da diarreia, tais como estação de nascimento, peso pós-parto e necessidade de tratamento para outras doenças antes de duas primeiras semanas de vida dos bezerros”, ressalta Ana Carolina. Essas atitudes, associadas às medidas preventivas, reduzem significativamente as chances do bezerro ser infectado com a doença e reduzem os prejuízos físicos e financeiros que a diarreia pode causar.

O material apresenta causas, medidas profiláticas, técnicas de manejo, diagnóstico, prevenção e tratamento para a doença. O manual está disponível gratuitamente. Clique aqui para baixar ou veja abaixo:

 
As informações são da Embrapa. 
 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCIO DEL BIANCO

VINHEDO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/06/2016

O uso de um bom sucedâneo é chave  para se obter sucesso na criação de bezerras.
ÊNDRIO DE ELESBÃO SOUTO

SÃO JOSÉ - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/06/2016

Olá.



Para aqueles que como eu estavam a procura do manual para download, segue o link direto do portal da EMBRAPA:



https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1035039/diarreia-em-bezerros-leiteiros-lactantes-a-doenca-e-o-manejo-em-diferentes-unidades-da-embrapa
ELISABETTA RAFFAELLI

BURI - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/06/2016

Isso mesmo

Nos vacinamos as vacas prepartos e as bezerras sao criadas no pomar na sombra das arvores, 8 litros de keite x dia x 30 dias paradas longe uma da outra seguradas no suporte de balde x agua e leite e raçao, aplicamos Baycox x coxidiose c 5 dias e soltamos num bezerreiro comunitario onde ficam livres no pasto e recolhidas so na hora de mamar leite no balde, com 30 dias onde recebem raçao e feno a vuntade e vermifugo e vacina na epoca certa e so 4 litros de leite x dia. Desmamamos com 2,5 meses e 110 kg e nao temos mortalidade nenhuma. O segredo e limpeza dos baldes e recipientes de raçao e do bezereiro e elas vivem muito bem no tempo com sol chuva e frio.
JAMIR MACHADO JUNIOR

RIO FORTUNA - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/06/2016

Muito boa a matéria , gostaria de receber o arquivo, é possível?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures