Embrapa estuda oito bacias leiteiras do Ceará

A Embrapa Gado de Leite (MG) visitará oito bacias leiteiras no Ceará, que respondem por 76% do leite do estado, para elaborar um estudo identificando as maiores dificuldades do setor. A bovinocultura leiteira no Ceará é responsável por movimentar R$ 700 milhões/ano, gerando cerca de 22 mil empregos diretos em todo o estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Embrapa Gado de Leite (MG) visitará oito bacias leiteiras no Ceará, que respondem por 76% do leite do estado, para elaborar um estudo identificando as maiores dificuldades do setor. A bovinocultura leiteira no Ceará é responsável por movimentar R$ 700 milhões/ano, gerando cerca de 22 mil empregos diretos em todo o estado.

As 42 indústrias que operam no estado têm condições de ampliar a produção - hoje na casa de 450 mil litros/dia -, mas dependem de entraves como a concorrência direta com grandes marcas nacionais, a baixa renda per capita da população e a pouca participação do sistema cooperativo na produção.

Mesmo assim, segundo o consultor da Organização das Cooperativas Brasileiras no Ceará (OCB/CE), Raimundo Reis, o estado deixou de ser importador de leite cru resfriado e passou até a exportar para outros estados. A produção local deste item saltou de 86 milhões de litros em 2004, para 138 milhões de litros em 2006. E deve fechar 2007 em 160 milhões de litros.

A previsão do consultor é que o estudo trace um cenário até 2020, definindo o que o Ceará precisa para desenvolver a cadeia de forma sustentável, a fim de elevar ainda mais esses indicadores. "É preciso se organizar para estar preparado neste mercado globalizado", afirmou.

As informações são de Camille Soares, do jornal O Povo/CE e do Diário do Nordeste.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jose Guedes Neto
JOSE GUEDES NETO

SOLONÓPOLE - CEARÁ

EM 26/06/2007

Boa tarde,

Esse estudo vai ser muito importante para o produtor do Ceará tentar traçar seu verdadeiro rumo na produção de leite nesse estado, que foi esquecido por nossos governantes por um determinado tempo.

Parabéns à Embrapa pelo seu trabalho, e que a mesma repasse os dados verdadeiros para os produtores.

um abraço a todos.
Qual a sua dúvida hoje?