ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa amplia oportunidades para desafio de startups voltado para a cadeia do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/09/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

A edição 2019 do Ideas for Milk traz novidades: os interessados em participar do Desafio de Startups, que compõe o evento, não precisam mais apresentar apenas soluções digitais para os desafios da cadeia produtiva do leite. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Wagner Arbex, os desafios do setor são muitos, não envolvendo apenas soluções tecnológicas digitais, e a Embrapa quer abrir oportunidades para novos empreendedores.

“As ideias que envolvem tecnologias digitais ainda são o ‘carro-chefe’ do evento, mas o agronegócio do leite aguarda soluções relacionadas a designer industrial, embalagens, equipamentos, aproveitamento de resíduos, nanotecnologia, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços e tecnologias em geral”, diz Arbex.

“A questão do aproveitamento de resíduos, por exemplo, é um grande problema para os laticínios” ressalta o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins. O gestor da instituição mostra como exemplo o soro do leite. “Há algumas semanas nos foi apresentada a ideia de se utilizar o soro do leite na construção civil”. Segundo ele, uma tecnologia desenvolvida neste sentido seria a solução para dois grandes desafios: a substituição de parte da água utilizada em um dos setores mais dependentes desse insumo natural e a destinação adequada para resíduos que podem ser tóxicos ao meio ambiente.

Martins acredita que muitas ideias inovadoras como essa irão surgir no Desafio de Startups. “Os jovens empreendedores têm ótimas ideias e grande disposição para lutar por causas que impactam a sociedade. Esse vigor, associado à inovação tecnológica, é o que tem feito o sucesso de muitas startups”. As inscrições para o Desafio estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site https://www.ideasformilk.com.br até o dia 20 de outubro. As melhores ideias, recebidas de todas as regiões do Brasil, serão avaliadas e selecionadas. Os vencedores serão conhecidos no dia oito de novembro e a grande final ocorrerá em São Paulo, no Cubo, espaço de empreendedorismo do Banco Itaú, no dia 22 de novembro.

Ideas for Milk

Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk compreende a Caravana 4.0, quando pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite fazem palestras em instituições de ensino e eventos de inovação, entre outros. A Caravana tem como objetivo fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, onde possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. Há também um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra “vaca”), que reúne dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG). Este ano, o Vacathon ocorrerá dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro.

Ideas for Milk ganhou prêmio e se multiplicou. O prêmio foi o Learning & Performance Brasil 2019/2020, entregue em São Paulo, no dia 19 de agosto. A premiação busca promover o compartilhamento das melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance, selecionando projetos de transformação digital de negócios. Já a multiplicação se deu em outras unidades da Embrapa, contemplando suas respectivas cadeias produtivas: Embrapa Suínos e Aves (Inova Pork), Embrapa Meio Norte (Ideas for Farm) e Embrapa Café (Avança Café). Fora da empresa, o Ideas for Milk serviu de modelo para o Desafio Agro Startup, do Senar-Goiás.

As informações são da Embrapa. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures