ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater/RS emite relatório conjuntural do setor leiteiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2024

1 MIN DE LEITURA

0
3

A redução na qualidade dos alimentos disponíveis no pasto resulta em menor ingestão, exigindo ajustes maiores no uso de alimentos conservados e concentrados. Contudo, os produtores enfrentam dificuldades devido aos altos custos desses alimentos e à menor remuneração pelo preço do leite, ocasionando reduções na produção leiteira nesta época e intensificando os efeitos do vazio outonal.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, a sanidade do gado leiteiro segue normal, e ocorre controle de ectoparasitas. O calor intenso levou à redução no consumo de alimentos e na produtividade dos animais. Por outro lado, o clima mais estável permitiu melhor higiene e produção de leite de qualidade, dentro dos parâmetros exigidos pelas normativas do MAPA.

Na de Erechim, o preço médio do leite está em queda, acarretando redução geral do lucro das propriedades. Apesar do bom estado sanitário do rebanho, as altas temperaturas causaram desconforto nos animais, resultando em leve diminuição da produtividade.

Na de Frederico Westphalen, os indicadores de oferta de água para dessedentação dos animais e limpeza dos equipamentos apontam para níveis satisfatórios de quantidade e qualidade.

Na de Ijuí, a produção de leite sofreu pequena redução em relação à semana anterior devido à menor produção das forrageiras no momento, sendo mais significativa nas propriedades que adotam o sistema de produção a campo.

Na de Pelotas, a falta de energia afetou várias localidades, e os produtores precisaram usar geradores à combustão, elevando os custos de produção. Houve perdas na produção em Jaguarão, Morro Redondo e Piratini, que ficaram até 13 dias sem energia elétrica.

Em Santa Vitória do Palmar, mas as chuvas abundantes causaram perdas nas pastagens de inverno, atrasando a semeadura. Na de Porto Alegre, a infestação por carrapato persiste, preocupando os produtores. Na comercialização, há dificuldades na venda de fêmeas leiteiras de descarte.

Na de Santa Maria, o rebanho leiteiro está em boas condições sanitárias e produtivas. Em Júlio de Castilhos, as altas temperaturas, a baixa umidade e os dias abafados causaram estresse térmico nas vacas, afetando a produção e a qualidade do leite.

Na de Santa Rosa, em razão da redução das temperaturas, houve melhora no bem-estar dos animais, levando os produtores a aumentar o número de inseminações como consequência da diminuição do retorno do cio das matrizes.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures