ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eliminação de barreiras tarifárias poderá provocar o desaparecimento de 50% dos produtores de leite do México

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/05/2002

2 MIN DE LEITURA

0
0
A eliminação das barreiras tarifárias, estabelecidas no Tratado Comercial com a América do Norte, a partir de 2003, poderá propiciar o desaparecimento de 50% dos produtores de leite do México, segundo expôs o Conselho para o Fomento da Qualidade do Leite e seus Derivados (Confocalec). O diretor geral da Confocalec, Sergio Soltero Gardea, disse que "aqueles produtores que têm menos de 20 vacas e que ordenham manualmente, têm um risco muito grande de desaparecer".

Gardea considerou que somente 50% dos 15 mil produtores de leite do México têm contratos estabelecidos com a indústria de lácteos, têm melhorado seus processos produtivos e elevado a qualidade de seus produtos, sendo estes os únicos que poderão resistir à competição internacional. Ele disse também que aqueles produtores que têm contratos com grandes companhias de lácteos do país - Lechera Guadalajara, Nestlé, Sello Rojo, 19 Hermanos, Leche más Leche, Sigma Alimentos, Prolassa, La Pureza, Lala Canilec e La Concórdia - serão os mais beneficiados.

Graças aos esforços dos produtores e empresas lácteas, "atualmente 80% do leite produzido no México é comercializado resfriado. Há algum tempo, esta mesma porcentagem era comercializada sem resfriamento, o que representa um menor preço e uma menor vida do produto", disse Gardea.

Gardea disse que a competição com países como os Estados Unidos e a França se tornará bastante difícil para o México. Ele explicou que, para evitar que o número de produtores de leite afetados fosse ainda maior no México, o país vem trabalhando em um programa de venda de excedentes de leite via Liconsa - empresa governamental que distribui leite à população infantil carente -, para estabilizar o preço do produto.

Segundo ele, esse programa começou a operar na região de Los Altos, Jalisco, a fim de absorver esse excedente e estabilizar o preço pago ao produtor de leite mexicano, além de eliminar a participação de intermediários. O objetivo do programa da Liconsa é estabilizar o preço do leite ao produtor, "já que, geralmente, na época da seca, há um aumento da produção e uma redução no consumo, gerando um excedente de 10 a 15%. Esse excedente é o que provoca uma distorção no mercado de leite porque o preço que se paga ao produtor cai muito, embora não haja alteração no preço do produto ao consumidor".

Gardea disse que, a nível nacional, existe um déficit de leite no México, mas, em algumas regiões do país, existem excedentes. Um exemplo disso é a região de Los Altos, Jalisco, onde diariamente são produzidos 4,5 milhões de litros de leite, que têm que ser comercializados. "Os produtores de leite do México somente poderão competir a nível internacional através do melhoramento da higiene das instalações, aumentando a sanidade dos animais, obtendo um produto com padrões internacionais de qualidade".

Fonte: Notimex, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures