Quantas vezes por dia você se depara com uma dúvida no seu negócio? Dúvidas são comuns em qualquer atividade. Quando se pensa num negócio, olhando-se de longe, tudo parece fácil, para tudo dá-se um jeito, porém quando estamos imersos, trabalhando todos os dias em algo só Deus sabe quantas dúvidas passam pela mente. É assim com produtores de todos os tamanhos e com técnicos que assistem fazendas. Estudantes, não preciso nem comentar né?
Pois bem, tudo começa com perguntas que precisamos responder e então, a maratona pela resposta. Uns começam pelo técnico que visita a fazenda, mas esperar a próxima visita demora demais. Outros mandam um Zap na esperança que o pobre do veterinário responda no final do dia com o fiapo de energia que ainda lhe resta, depois de visitar duas fazendas e tocar 200 vacas. Alguns dão um Google e ficam procurando nos sites as respostas ao que lhes aflige. Grupos de produtores também são uma opção, mas haja paciência para tanta opinião e soluções que cada um tira da cartola. Por fim há o Youtube e as redes sociais, que têm crescido, mas muita gente ali você nunca ouviu falar.
Dúvidas são os motores da decisão em qualquer tipo de negócio. Quem não as tem, provavelmente não pensa o quanto deveria na sua própria operação. Outro ponto fundamental é que as dúvidas surgem, são sanadas, e automaticamente novas são criadas. Mais profundas e mais complexas. Quanto mais maduro seu negócio, melhores são suas dúvidas e mais difíceis de responder. A boa notícia é que na busca por respostas, se constrói uma jornada de aprendizado composta de muitos passos importantes.
A jornada, faz uma linha que vai crescendo, mais ou menos assim:
Uma grande ilusão intelectual é que pessoas que estão longe nessa jornada já não tem mais questionamentos. Muito pelo contrário. Quanto maior sua autoridade em qualquer assunto, provavelmente mais dúvidas você terá. A diferença é que são questões muito mais complexas, e que se as outras pessoas não chegaram lá, provavelmente verão um semideus na terra.
O importante no final de tudo, primeiro é entender esse processo e torná-lo o mais assertivo possível. E, para que isso aconteça, é fundamental que a busca por respostas e opiniões seja bem-feita e isso é basicamente procurar boas referências em cada área do conhecimento.
Pensando nisso, o MilkPoint inaugura hoje uma nova área exatamente para te ajudar nesse processo. É o MilkPlay, onde os maiores especialistas do Brasil dão dicas sobre diversos assuntos, em formato de vídeos curtos, dos mais simples aos mais complexos. Imagine ver Carla Bittar, Alexandre Pedroso e tantos outros explicando de uma forma simples, rápida e muito assertiva dúvidas comuns dos produtores e técnicos no campo.
Um último ponto é que, como comentei no início, “perguntas são os motores das decisões” e tenha sempre em mente que decisões em geral são momentos de solidão e quanto mais próximo da excelência mais essa solidão se acentua. Explico. Decidir implica primeiro reunir o máximo de informação de qualidade e depois assumir riscos. Nisso geralmente o decisor está só, pois é ele que precisa priorizar a relevância das informações levantadas (isso tem base, isso não, isso é um ponto importante, isso não) e mais, em geral há o momento em que as coisas precisam acontecer e os testes precisam ser feitos. Sim, esse é um momento de dar um passo a frente e torcer para que tenha sido acertado.
Conte conosco sempre para tomar boas decisões.
Visite o MilkPlay e nos conte depois o que achou. Ele está começando! Em breve haverá milhares de vídeos sobre muitos assuntos.