ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

DSM aguarda aval para aditivo capaz de reduzir emissões de metano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/02/2020

3 MIN DE LEITURA

0
2

Dona de duas das dez inovações tecnológicas que ajudarão a alimentar o planeta sem destruí-lo, segundo definição do Instituto de Recursos Mundiais (WRI, na sigla em inglês), a holandesa DSM pretende obter até meados deste ano aval das autoridades europeias à sua nova ração animal que promete reduzir em 30% as emissões de metano oriundas da pecuária.

Caso o cronograma se confirme, a expectativa é conseguir sinal verde do Ministério da Agricultura do Brasil no fim de 2020 e iniciar a comercialização do produto no país em 2021, afirmou o CEO da empresa para a América Latina, Maurício Adade. Para ele, um aval da Comissão Europeia facilitará o registro em outros países e regiões logo na sequência.

A DSM garante que o Bovaer, aditivo desenvolvido em quase 20 anos de pesquisa, pode diminuir em até 30% as emissões de metano das vacas leiteiras e do gado de corte. O metano representa 14% dos gases responsáveis pelo efeito estufa, conforme dados da ONU. Praticamente dois terços de suas emissões provêm da flatulência do gado bovino.

A promessa do aditivo, também conhecido pelo apelido de “clean cow” (vaca limpa), é mudar o processo de digestão dos materiais orgânicos pelos ruminantes. Os estudos da DSM tiveram “peer review” (revisão independente que chega às mesmas conclusões) de 26 cientistas, segundo a companhia. A múlti sustenta que a alimentação de uma vaca com o Bovaer durante toda a sua vida, até o abate, compensa as emissões de gases de 127 mil carregamentos de telefone celular.

“A carne vermelha e o leite deixam de ser vilões do meio ambiente”, disse Adade ao Valor à margem do Fórum Econômico Mundial, que ocorreu em Davos na semana retrasada. Segundo o executivo, a Comissão Europeia atestou que as informações fornecidas pela DSM sobre a segurança e a eficácia do novo produto estão completas. Com isso, a análise das autoridades sanitárias pode seguir adiante.

Adade enfatizou que o rigor das autoridades europeias é alto e um aval de Bruxelas tende a acelerar a liberação também no Brasil. Por isso, acredita na possibilidade de comercialização no país a partir de 2021.

No início, afirmou Adade, a novidade poderá ser mais cara para os pecuaristas do que a ração tradicional. Mas ele ponderou que o governo terá um “papel especial” na disseminação do Bovaer - seja com subsídios, seja por meio de regulação ou certificações. Por exemplo: um selo demonstrando que a carne é de “baixo carbono” porque vem de uma pecuária com menos emissões.

Para ele, carne vermelha é “símbolo de status” em muitos países mais pobres e a abordagem “antiproteína animal” se mostra equivocada. Adade defendeu um equilíbrio: ações para desestimular a dieta com muita carne bovina em países onde o consumo hoje é alto; iniciativas para aumentar o consumo onde ainda se come pouca carne. Mas está convencido de que hambúrguer vegetal não é o futuro. “Por ser processado, tem uma pegada enorme de carbono”, argumentou.

Cerca de 12% do faturamento global de € 10 bilhões da DSM é obtido na América Latina, onde a empresa tem presença em 13 mercados e emprega 2,3 mil pessoas. Na região, a área de nutrição animal responde por 50% a 70% das receitas, por causa do enorme rebanho em países como Brasil e Argentina.

São cinco fábricas da multinacional holandesa no Brasil: de fermentação em Brotas (SP), de minerais especiais para gado em Mairinque (SP) e em Fortaleza (CE), de mistura para nutrição humana em Campinas (SP) e de mistura para nutrição animal no Jaguaré, um bairro de São Paulo.

A meta nas operações da América Latina, segundo Adade, tem sido crescer a taxas pelo menos duas vezes maiores que as do mercado. Sem revelar números detalhados, o executivo explicou que as estimativas são mais complicadas neste ano de peste suína na China. Com o problema, menos ração está sendo demandada no país.

Além do Bovaer, a DSM também está na lista de inovações do Instituto de Recursos Mundiais com o projeto Veramaris, desenvolvido por uma joint venture com a alemã Evonik. Trata-se de uma mistura usada no cultivo de salmão. A intenção é fazer com que o peixe de cativeiro produza óleo de ômega-3 sem a necessidade de pesca predatória, extraindo os ácidos graxos EPA e DHA de algas e multiplicando-os em tanques. Isso reduz a dependência de recursos finitos e de captura selvagem dos peixes utilizados como comida para os salmões. Assim, garante-se o valor nutricional do salmão de forma mais sustentável.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures