Ao se falar em leite na Europa, a primeira impressão que se tem é a de pesados subsídios que mascaram a ineficiência na produção de leite. Em grande parte, isso é verdade, mas começa a aparecer em alguns países uma produção diferente, produzida por um produtor progressista, que está visando a redução de custos para competir globalmente. É o que nos mostra o artigo de Fabiano Amaro, sobre a cadeia do leite na Dinamarca, na seção Volta ao Mundo.
Segundo ele, a idade média dos produtores vem caindo, com 30% deles tendo menos de 40 anos. Esses produtores têm sistema de gestão eficientes e acham que podem competir no mundo globalizado. Vários deles conseguem produzir a custos de 0,16 euros por kg de leite, um leite em média com 4,31% de gordura e 3,43% de proteína. Esse custo seria equivalente, hoje, a R$ 0,44/kg, sem contar a diferença em teor de sólidos.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.