Diagnóstico do leite de MG é apresentado

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Na última sexta-feira, dia 02, foi apresentada a versão 2005 do Diagnóstico da Pecuária Leiteira do Estado de Minas Gerais, publicado pelo Sebrae-MG, Faemg, Senar Minas e Ocemg e elaborado pelo Prof. Sebastião Teixeira Gomes.

A radiografia foi traçada a partir de mil entrevistas realizadas em todas as regiões do estado e em vários estratos produtivos. Em relação às regiões, a amostra foi dividida de acordo com a produção nas meso e microrregiões consideradas pelo IBGE. Os produtores de cada microrregião foram divididos de acordo com o número em cada estrato de produção, segundo dados do relatório preliminar do Censo da Indústria de Laticínios de Minas Gerais, que envolveu 99.883 produtores de leite, dos quais 55.749 fornecem para laticínios particulares e 44.134 para cooperativas. Foram utilizados os seguintes estratos: até 50 litros/dia, de 50 a 200 litros, de 200 a 500 litros, de 500 a 1.000 litros e acima de 1.000 litros. O número de produtores estudados em cada estrato pode ser visto no quadro abaixo:

Figura 1
Segundo os organizadores, as informações permitem conhecer o perfil da pecuária leiteira, incluindo a tecnologia empregada, o custo de produção, a capacitação tecnológica e gerencial, a produção e a produtividade, as características sócio-econômicas do produtor e a qualidade do leite, entre outras variáveis.

O trabalho é uma seqüência do diagnóstico realizado em 1995 pelas mesmas entidades, permitindo: conhecer as mudanças do setor nesse espaço de 10 anos, bem como analisar as causas e os efeitos destas mudanças; projetar possíveis mudanças que poderão acontecer nos próximos anos; e contribuir para novas intervenções para o desenvolvimento da pecuária leiteira.

Nas próximas notícias, um resumo do diagnóstico.

Clique aqui para fazer o download do material, em formato PDF (2,1Mb)
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

André Gama Ramalho
ANDRÉ GAMA RAMALHO

BATALHA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/06/2006

Os produtores de leite, laticínios, cooperativas e o governo de MG, estão de parabéns pelo profissionalismo com que tratam a atividade.



Infelizmente, em Alagoas não temos a mesma visão. A pecuária de leite é a segunda atividade agropecúaria do estado, com uma produção diária de 600.000 litros. Gostaria de tentar iniciar um trabalho semelhante.



André Gama Ramalho

Pres. do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas

Qual a sua dúvida hoje?