Denúncias de fraude geram empurra-empurra no RS

Ninguém se responsabiliza pela fraude no leite produzido pelas indústrias gaúchas. Enquanto os produtores alegam que cabe às indústrias e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) responder pela qualidade dos lácteos, o Mapa culpa o setor por fraudar o leite, e as indústrias atribuem a inspeção à autarquia federal.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Ninguém se responsabiliza pela fraude no leite produzido pelas indústrias gaúchas. Enquanto os produtores alegam que cabe às indústrias e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) responder pela qualidade dos lácteos, o Mapa culpa o setor por fraudar o leite, e as indústrias atribuem a inspeção à autarquia federal.

Apesar do alimento ser fiscalizado no momento da coleta, o presidente da Fetag, Elton Weber, admitiu que o processo pode ter algum gargalo. "Eventualmente, alguém que transporta o produto e não é contratado por indústrias pode adulterar o leite", pressupôs. Ele acredita que o problema na qualidade ocorre 'após a porteira'.

Já o presidente do Sindilat, Gilberto Piccinini, afirmou que a obrigação sobre a fiscalização nas indústrias que têm SIF é do Mapa e praticamente todas as associadas têm SIF. Mas ele ressalvou a fraca estrutura disponibilizada para a realização do trabalho. "Nossa maior preocupação são as fábricas com SIM ou Sispoa", alertou.
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Franco Ottavio Vironda Gambin
FRANCO OTTAVIO VIRONDA GAMBIN

JAMBEIRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/10/2007

Creio que o destino do leite longa vida com soda cáustica (agora em MG) etc. sirva para fazer mais algumas pizzas em Brasilia.

Bastou ganhar alguns centavos que o governo reclamou, mas quando subiu o adubo da Petrobrás etc., todos se calaram, somos desunidos mesmo.

O leite e os produtores só serão respeitados quando nós nos respeitarmos e não ficarmos sonhando com o amanhã, mas fazendo acontecer e agora, se possivel. Voce já reclamou com seu deputado, com seu vereador? Vamos agir mais.

Franco
Fernando Bueno Simões Pires
FERNANDO BUENO SIMÕES PIRES

SANT'ANA DO LIVRAMENTO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2007

Impunidade, falta de resposabilidade, e malandragem. Tudo junto e mais alguma coisa. Já houve fraude, há bem pouco tempo. O jornal publicou, só que não sei se houve penalização. Quero ver se irão divulgar o nome das indústrias.

Tudo deveria ser publicado junto. A notícia da fraude, os responsáveis, as indústrias envolvidas, e acima de tudo, as multas aplicadas. Mas, para mim até cheira a "malandragem", para forçar uma queda de preço do leite. Afinal, somos produtores, e a qualidade do leite que produzimos perde parte de seu valor ao serem abertas as torneiras dos tanques.

Mesmo assim, a indústria recebe leite com boa qualidade. Se existe fiscalização nas indústrias, e na que entrego o leite existe, o problema deve ser outro. Deixa de ser com o "freteiro", com o produtor, com a indústria. Ficamos todos sob suspeita, todos os participantes da cadeia produtiva, mesmo quem trabalha sério.

Achei uma atitude irresponsável, quem sabe até "malandra" de quem primeiro jogou o fato - se é que houve- na imprensa. E se não constatarem nada?
Quem paga o prejuízo? Nós, produtores, certamente. E se houver veracidade e comprovação do fato, vai haver divulgação dos envolvidos, e punição exemplar. DUVIDO. Para mim tudo foi orquestrado, e se não foi, será surpresa.

Fernando Bueno Simões Pires
Produtor de leite- Livramento
Osni Moreira
OSNI MOREIRA

PONTA GROSSA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 17/10/2007

Coitada da vaca, vai acabar sobrando para ela.
Nildo Jose Formigheri
NILDO JOSE FORMIGHERI

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/10/2007

Fraude em alimento deveria ser coisa do passado e punido com a exclusão do processo os seus responsáveis. Se a Normativa 51 for implementada acaba com tudo isso, pois saberemos onde ocorreu a fraude. A maior parte do leite no RS é SIF e tem que ser responsabilizada pela negligência.
Paulo Antonio Merotto
PAULO ANTONIO MEROTTO

TAPEJARA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2007

Não sei ao certo qual o volume de leite captado por estas empresas fraudulentas aqui no Sul, mas coloque você, 10 a 15 %, como foi anunciado pela mídia.

Será que teria hoje esta "sobra" de oferta de leite que, como dizem os laticínios, foram a causa maior da queda dos preços?
Wilson Caetano de Souza
WILSON CAETANO DE SOUZA

PROMISSÃO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/10/2007

E assim continua a impunidade não só no Sul, mas em todo o país. Até quando vai ficar esse jogo de empurra-empurra?
Jose Eduardo Vieira
JOSE EDUARDO VIEIRA

SÃO JOÃO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/10/2007

Nosso Brasil é uma pontência, não dá para negar. Mas há roubo em todos os setores da economia. Que vergonha!!!
Marcos Salazar de Paula
MARCOS SALAZAR DE PAULA

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/10/2007

Há cerca de um mês, fui testemunha dos seguintes acontecimentos:

1-Um amigo me avisa que está faltando leite na rede Pão de Açucar em SP.

2-Ouço boatos que as grandes redes de supermercados só aceitam comprar longa-vida no máximo a R$1,50 (o preço estava em torno de R$ 2,00).

3-Corre a notícia que o governo está pressionando as indústrias de Longa-Vida (um dos produtos responsáveis pela alta do leite) a respeito de fraudes.

4-Despencam os preços.

Sei que sou bobo, pois produzo leite em um país onde impera a corrupção, mas não tanto a ponto de acreditar que esta fiscalização venha a moralizar o mercado.

Pergunto: se o leite for bom, para que o citrato de sódio no longa-vida? Será que o governo vai fiscalizar para valer toda a cadeia, só quem ousou puxar o preço, ou nem isso?

Será que o governo está realmente preocupado com a saúde do povo ou, no final, vai continuar deixando o povo comendo gato por lebre dede que a inflação não suba?

Quem ainda acredita na idoneidade destes atores?
Até quando vão conseguir tapear bobos e convencê-los que produzir leite em meio ao mar de corrupção e impunidade que se transformou este país é um bom negócio?
Qual a sua dúvida hoje?