Segundo relatório da 3A Business Consulting, o mercado para ingredientes como concentrado de proteína do soro de leite poderá ter um crescimento anual de 3% a 5% até 2010. Entretanto, o mercado terá maior avanço com produtos de valor agregado do soro, como frações e derivados, e poderão crescer potencialmente até 20% ao ano. O documento destaca a necessidade de empresas de lácteos em suprir a demanda dos consumidores por produtos com valor agregado através de benefícios nutricionais.
No ano passado, o mercado para produtos de soro do leite atingiu vendas de US$ 6 bilhões globalmente, enquanto os produtos derivados da lactose no mesmo período tiveram vendas de cerca de US$ 3 bilhões.
O relatório sugere ainda que a crescente demanda por soro de leite e lactose é resultado de seu uso continuado em alimentos processados. Entretanto, o crescimento futuro deverá ser liderado pelo maior foco da indústria em produtos nutritivos, particularmente nos segmentos dietéticos, esportivos e clínicos do mercado.
Uma porta-voz da 3A disse ao site DairyReporter.com que o mercado emergente da China está mostrando um crescimento significante na demanda por soro de leite em pó e lactose. Ele disse que, de forma geral, a indústria de lácteos continua sendo fragmentada em comparação com outros mercados de ingredientes, como adoçantes e probióticos, o que tem prejudicado o crescimento global geral.
Com o crescente influxo de multinacionais como Fonterra, Arla, Campina e Friesland Foods Domo entrando no mercado de ingredientes alimentícios, as vendas de soro de leite e lactose poderão competir com mercados de commodities mais maduras, de acordo com a pesquisa.
O crescimento é refletido no aumento do número de alianças estratégicas entre companhias designadas a combinar produtos lácteos mais tradicionais com os últimos avanços em aditivos. Exemplos importantes desta tendência incluem a parceria entre Friesland Foods Domo e Warrnambool Cheese and Butter, bem como o acordo entre First Milk e Danisco.
Com as barreiras de mercado que os processadores enfrentam, esta tendência de parcerias deverá se tornar ainda mais pronunciada nos próximos anos, disse o relatório.
Demanda mundial por soro e lactose deve aumentar
Segundo relatório da <i>3A Business Consulting</i>, o mercado para ingredientes como concentrado de proteína do soro de leite poderá ter um crescimento anual de 3% a 5% até 2010. Entretanto, o mercado terá maior avanço com produtos de valor agregado do soro, como frações e derivados, e poderão crescer potencialmente até 20% ao ano. O documento destaca a necessidade de empresas de lácteos em suprir a demanda dos consumidores por produtos com valor agregado através de benefícios nutricionais.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

RICARDO EIREA
MONTEVIDEO - MONTEVIDEO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 10/09/2007
A demanda por proteínas de soro e derivados de lactoses indicam tendências do mercado internacional, que estão sustentadas principalmente pela produção e o desenvolvimento do alimento funcional.
Minha opinião é que uns dos piores enganos que as indústrias leiteiras podem cometer é investir para conseguir a produção de leite em pó, em lugar de investir para utilizar os concentrados de proteínas e geléias de lactoses em produtos funcionais desenvolvidos por suas empresas.
Deveriam pensar em unir-se e fazer com os concentrados produtos de alto valor e grande demanda, como etanol, por exemplo.
Os queijeiros desprezam o valor do que têm entre mãos por simples desconhecimento.
Ricardo Eirea
Uruguay
Minha opinião é que uns dos piores enganos que as indústrias leiteiras podem cometer é investir para conseguir a produção de leite em pó, em lugar de investir para utilizar os concentrados de proteínas e geléias de lactoses em produtos funcionais desenvolvidos por suas empresas.
Deveriam pensar em unir-se e fazer com os concentrados produtos de alto valor e grande demanda, como etanol, por exemplo.
Os queijeiros desprezam o valor do que têm entre mãos por simples desconhecimento.
Ricardo Eirea
Uruguay