ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Defesa Sanitária Animal contribui para sanidade dos rebanhos mineiros

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/02/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0
Na ultima quinta-feira (10/20), foi divulgado o balanço de ações e resultados de 2021 da Defesa Sanitária Animal pelo instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). 
 
Foram 51.722 ações fiscalizatórias presenciais e remotas dos programas sanitários relacionados a eventos pecuários (3.966); controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose (3.996); controle da Raiva dos Herbívoros (541); Encefalopatia Espongiforme Bovina (Vaca Louca) (733); Febre aftosa (12.516); sanidade avícola (3.346);  sanidade dos animais aquáticos (328); sanidade das abelhas (107); sanidade dos caprinos e ovinos (697); sanidade equídea (4.140); sanidade suídea (2006); e fiscalização dos produtos de uso veterinário (19.346).
 
As ações fiscalizatórias realizadas no campo são monitoradas por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). Em 2021, inovações no sistema permitiram a geração de dados detalhados e análises precisas, favorecendo a gestão da área.
 
O gerente de Defesa Sanitária Animal, o médico veterinário Guilherme Costa Negro Dias, analisa o balanço positivo. “O planejamento de 2021 foi executado, mesmo com as limitações impostas pela pandemia. Isso mostra a dedicação e compromisso dos servidores lotados nos Escritórios Seccionais, que realizam as fiscalizações, assim como das Coordenadorias Regionais e da Gerência de Defesa Animal a frente do acompanhamento, supervisão e gestão das execuções”, afirma.
 
A Defesa Sanitária Animal contribuiu para o setor produtivo na medida em que manteve os status sanitários, monitorando a ocorrência das doenças nos rebanhos e, consequentemente, mantendo a qualidade da produção mineira e as exportações de produtos.
 
Além das fiscalizações dos estabelecimentos rurais e comerciais vinculados a sanidade animal em 2021, destaca-se também os ótimos índices vacinais contra a febre aftosa (97.5% média das etapas) e Brucelose (78.5%).
 
No ano de 2021, outra ação importante executada foi o atendimento a ocorrência do caso atípico da Encefalopatia Espongiforme Bovina atípica, mais conhecida como doença da vaca louca. “O IMA demostrou rapidez e qualidade necessárias para executar as medidas sanitárias contidas no Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina”, ressalta Dias.
 
As informações são do Instituto Mineiro de Agropecuária, adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 
Leia também:
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures