Danone: vendas nos emergentes podem desacelerar
A Danone alertou para a desaceleração do crescimento nos países emergentes e reduziu sua meta de vendas para 2009. A companhia é a primeira multinacional de alimentos a expressar receios de que a desaceleração nas vendas em mercados emergentes possa prejudicar o crescimento das receitas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Outras empresas, como Unilever, Nestlé e PepsiCo, continuam otimistas sobre as perspectivas desses países, apesar de já estarem lidando com mercados mais complicados na Europa e Estados Unidos.
"Haverá um cenário de continuidade na lentidão dos mercados desenvolvidos em 2009 (...) e alguns países em desenvolvimento importantes também passarão por dificuldades significativas no crescimento", afirmou o co-diretor de operações da Danone, Emmanuel Faber. As vendas se desaceleraram no Brasil, Rússia e México nas últimas semanas, segundo Faber. "Estamos preocupados... há sinais de maiores problemas mais à frente."
No México, as pessoas estão comprando alimentos com menos freqüência e aderindo às opções mais baratas, acrescentou, explicando que essas mudanças de comportamento estão ligadas ao forte declínio nas remessas enviadas ao país pelos mexicanos que moram nos EUA.
O anúncio da empresa francesa, que obtém 40% das vendas em países emergentes, chega após uma conferência com investidores. Analistas presentes ao encontro disseram que a confiança dos consumidores parece estar cambaleante em países emergentes como a Rússia, afetada pelo enfraquecimento da economia e moeda local. Para o analista Warren Ackerman, do Dresdner, a Danone terá dificuldade para alcançar o aumento de vendas comparáveis previsto para este ano, entre *% e 10%.
A matéria é de Jenny Wiggins, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 09/11/2008