Danone quer fidelização e lança "Poupança do Leite"

A Danone, com o objetivo de fidelizar uma relação entre a empresa e seus fornecedores de leite, está lançando o Programa Poupança do Leite Produtor-Danone, que consiste em acumular em uma poupança 1 centavo para cada litro do leite vendido à empresa, e que poderá ser resgatado dentro de 12 meses. A empresa informou com exclusividade ao <b>MilkPoint</b> que o produtor poderá retirar o dinheiro, através de um depósito feito em banco, ou ainda utilizá-lo na Central de Compras Produtores Danone. Nesse último caso, o produtor, ao fazer as compras na central, receberá um adicional de 10% sobre o valor acumulado na poupança.

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A Danone, com o objetivo de fidelizar uma relação entre a empresa e seus fornecedores de leite, está lançando o Programa Poupança do Leite Produtor-Danone, que consiste em acumular em uma poupança 1 centavo a mais para cada litro do leite vendido à empresa, e que poderá ser resgatado dentro de 12 meses.

A empresa informou com exclusividade ao MilkPoint que o produtor poderá resgatar o dinheiro através de um depósito feito em banco, ou ainda utilizá-lo na Central de Compras Produtores Danone, um "pool" de compras organizado pela empresa para atender o fornecedor de leite com insumos como alimentos para o gado, sêmen, medicamentos, entre outros. Nesse último caso, o produtor, ao fazer as compras na central, receberá um adicional de 10% sobre o valor acumulado na poupança.

Segundo a diretora de compras da Danone, Débora Oliveira, o intuito da empresa com o programa, além da fidelização e recebimento de um grande volume de leite por um longo período, é adquirir leite de alta qualidade, visto que a empresa trabalha fortemente com produtos de maior valor agregado. Por isso, a Danone estimula o produtor a reinvestir esse "bônus" no próprio negócio e produzir cada vez mais um produto de qualidade superior.

O programa já vem adquirindo adesões e é válido para qualquer produtor que atenda as seguintes exigências: ser fornecedor exclusivo da Danone, cumprir o fornecimento ao longo do período de 1 de outubro de 2007 a 30 de setembro de 2008, atender os limites mínimos de qualidade (média/mês) de CTM menor 100.000 UFC/ml, proteínas maior 3% e isento de antibiótico, e assinar o "termo de adesão".

O programa será iniciado no dia 1º de outubro, sendo que o produtor poderá entregar os "termo de adesão" assinado até o dia 30 de setembro, e completará seu ciclo no dia 20 de outubro do próximo ano. De acordo com a Débora, um produtor pode aderir ao programa em outro mês, mas receberá o proporcional ao período que está vendendo seu leite com exclusividade à Danone. Após isso, inicia um novo ciclo em outubro e o completa em mais 1 ano. O resgate da poupança será sempre feito no mês de outubro.

O contrato não tem vínculo com aspectos comerciais, como preço ou sazonalidade de produção. Para se ter uma idéia do adicional de remuneração, um fornecedor de 1.500 litros por dia, ao final de um ano, terá um saldo de R$ 5.475,00. Caso prefira utilizar a Central de Compras Produtores Danone, o valor terá um acréscimo de mais R$ 547,50.

Na última reunião realizada com os fornecedores, a proposta da Danone foi recebida com aplausos dos produtores. A companhia capta atualmente entre 800 e 900 mil litros diários e pretende ultrapassar 1 milhão de litros diários em 2008. De acordo com a Débora, a meta ainda dependerá dos lançamentos de novos produtos da empresa dentro desse período e da necessidade de matéria-prima para isso.

A inovação da Danone com um contrato de longo prazo demonstra que a companhia pretende crescer dentro do mercado de lácteos, e por isso acredita no setor. A empresa quer uma relação mais próxima com o produtor, que, segundo a diretora, leva um certo tempo para ser construída. A companhia vem há alguns anos trabalhando para isso, com o investimento no clube de compras e a parceria com a Embrapa no projeto Educampo.

A empresa tem duas fábricas instaladas em Poços de Caldas (MG), sendo que está investindo R$ 80 milhões em uma das unidades e em um centro de distribuição, e outra fábrica em Guaratinguetá (SP).

Equipe MilkPoint.
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Fernando Antonio de Azevedo Reis
FERNANDO ANTONIO DE AZEVEDO REIS

ITAJUBÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/09/2007

Acredito que para fidelizar o produtor, a empresa deve ter os melhores preços pagos ao litro de leite. Quanto ao clube de compras da Danone, não conheço, e com relação ao projeto Educampo fico com uma dúvida, os técnicos levantam o custo de produção do litro de leite apenas para o produtor ou a Danone também tem acesso?

Acho estranho que mais de uma vez entrei em contato com a Danone para possibilidade de fornecer leite (de Jersey) visto que ela passa a 2 km de minha propriedade e ela apenas uma vez retornou o contato, só que depois de 3 semanas, aí eu já tinha me compremetido com outra empresa.
Elio Quirino da Silva
ELIO QUIRINO DA SILVA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/09/2007

Esperamos que daqui pra frente seja esse tipo de contrato que iremos ver acontecendo Brasil afora, pois se não tivermos a garantia de preços e incentivo à produção, como podemos fazer o planejamento para investirmos no nosso negócio?

Atualmente nossas linhas de crédito são limitadas e juros não muito atraentes, e com alto risco de ver nossos investimentos tornarem dívidas impagáveis em função de não termos preços satisfatórios e nem alternativas atraentes para venda de nossa produção.
CARLOS ROBERTO SIQUEIRA DE ALMEIDA
CARLOS ROBERTO SIQUEIRA DE ALMEIDA

FEIRA DE SANTANA - BAHIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/09/2007

Isto só funcionaria se ela se comprometesse a pagar, em qualquer situação, o leite acima dos preços dos concorrentes.

Essa vantagem pode ser ilusória e de difícil emnsuração, pois se não existe preço fixo ou único fixado pelo Governo para o leite in natura, como pode o fornecedor controlar se está levando essa vantagem, vendendo à Danone?

Para eliminar essa "vantagem", é só a Danone comprar com diferença de R$ 0,01/l menor dos preços pagos pelos outros compradores.
Qual a sua dúvida hoje?