O grupo francês Danone planeja construir uma segunda planta para produzir iogurte em Bangladesh em conjunto com o banco Grameen, informou o diretor executivo da empresa, Franck Riboud.
Ele disse em uma assembléia geral de acionistas em Paris que o projeto deverá ser realizado no final do ano, mas não revelou onde a planta será localizada nem quando começará a funcionar.
O Grameen Bank, estabelecido em 1976 pelo economista Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, conta com micro-créditos para permitir que o país de baixa renda aumentar seus rendimentos e seu padrão de vida.
A primeira planta de iogurtes da Danone, que está 50% nas mãos da empresa e 50% nas mãos do banco, está localizada em Bogra, norte do país, disse o diretor gerente da Danone, Emmanuel Faber, e foi inaugurada em novembro de 2006 (segundo dados do site da Danone do Brasil). Segundo informações da Danone, esta colaboração tem como objetivo propor uma alimentação sadia às populações desfavorecidas que sofrem de carências nutricionais em Bangladesh e de contribuir para reduzir a pobreza com a instalação de um modelo de negócios único de proximidade.
A fábrica de Bogra produz 3 mil toneladas de iogurte por ano fabricados com leite fornecidos por 300 micro fazendas, com uma média de quatro vacas cada, que foram criadas com créditos do Grameen Bank.
Faber disse que o grande aumento no preço do leite tem pressionado a operação, que foi designada para fornecer iogurte para o país a baixo custo. Riboud, no entanto, confirmou a meta da Danone para 2008 de aumentar as vendas em 8% a 10%. A reportagem é da Agence France-Presse (AFP).
Danone abrirá 2ª fábrica de iogurte em Bangladesh
O grupo francês Danone planeja construir uma segunda planta para produzir iogurte em Bangladesh em conjunto com o banco <i>Grameen</i>, informou o diretor executivo da empresa, Franck Riboud.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.