Para este ano de 2019, em um cenário de pós eleições, as perspectivas eram positivas para vários segmentos, com expectativas de PIB próximas de 2,5%. Porém, segundo Thiago Torelli, líder da indústria da Nielsen Brasil, com a instabilidade da política brasileira, mudanças em ministérios, impasse da reforma da previdência, somados a alguns impactos econômicos, como redução dos índices de confiança, Brexit e desaceleração econômica global, as expectativas vem se reduzindo.
“As cestas da Nielsen voltaram a mostrar crescimento, indicando uma pequena retomada, mas muito impulsionada pelo cash & carry (C&C) e ondas sazonais, como o verão, que foi muito positivo já que a categoria de bebidas surpreendeu. As cestas de alimentos ainda sofrem muito e poucas categorias conseguem crescer”, comentou.
Thiago é formado em Administração de Empresas pela FAAP e fez MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Negócios pela FGV. Ele possui mais de 15 anos de experiência em pesquisa de mercado. Também, desenvolveu uma carreira sólida na indústria de bebidas, atuando nas áreas de CMI, inovações e marketing. É responsável pela liderança do relacionamento da Nielsen com os clientes da indústria de bebidas, apoiando o crescimento de seus negócios.
Para o mercado lácteo, Torelli destaca que o preço do leite teve grande impacto na cesta, esta, que sofreu um aumento de preço generalizado, fato que impactou no volume dos laticínios. “As categorias mais básicas e - consequentemente, mais elásticas - são as que sofrem mais, já que não conseguem crescer em volume. Seguindo as tendências de canais para a cesta de alimentos, como eu comentei anteriormente, o C&C é destaque, visto que é o único canal que se destaca na cesta”.
Segundo ele, são poucas as categorias que conseguem crescer em volume, muito impulsionadas pelo C&C ou então por drivers específicos dentro da categoria, como por exemplo, lácteos oferecidos em embalagens grandes (leite UHT, leite em pó, requeijão e leite fermentado), trade down (cream cheese, petit suisse, leite condensado e creme de leite) e saudabilidade (iogurtes).
Thiago será um dos palestrantes do Dairy Vision 2019, evento que ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro na Expo Dom Pedro em Campinas/SP. O tema da sua palestra será: “A dinâmica do mercado lácteo no Brasil no 1º ano do novo governo”. Confira a programação completa aqui.
Questionado sobre como a economia e o poder aquisitivo impactam diretamente e indiretamente o mercado de lácteos, ele acrescentou que o cenário ainda é bem instável, o consumidor segue atento e - com o bolso apertado - racionaliza e faz escolhas.
“Dentro das cestas de lácteos, temos muitas categorias básicas, altamente elásticas e que foram bastante impactadas com o aumento de preço. Observamos dois movimentos: em algumas categorias (principalmente as mais básicas e elásticas) vê-se um trade down. Por outro lado, vemos segmentos mais premium conseguindo se desenvolver, por exemplo, em iogurtes (embalados pela saudabilidade), que ganhou força e impulsiona os produtos zero (zero lactose, gordura e açúcar), e os proteinados. Ou seja, apesar de um consumidor racionalizando, ele ainda se dá a possibilidade de pequenos prazeres e prioriza o que de fato tem valor para ele, pagando pelo valor e não pelo preço em si do produto”, finalizou.
Vale destacar que quando o consumidor opta por fazer trade down, ele procura produtos básicos e baratos, mas de confiança e, cada vez mais, em lojas que lhe ofereçam não luxo, mas experiências comerciais positivas, adequadas às suas expectativas.
O setor lácteo passa por profundas transformações no Brasil e no mundo. Estas transformações têm diversas vertentes e carregam como consequência um cenário difuso, em que não se pode mais classificar o setor como algo uniforme: certamente haverá vários “setores” dentro do que se convencionou chamar de indústria de laticínios, com rentabilidades, perspectivas e crescimento muito distintos. A transformação passa por diversos pilares, podendo-se destacar: protagonismo crescente do consumidor, novas tecnologias e inovação aberta.
O Dairy Vision é o evento mais exclusivo do setor no Brasil e um dos principais do mundo. A cada ano, cresce em número de participantes e empresas, sinal de que a proposta do evento é vencedora. Serão mais de 20 apresentações e debates com um único objetivo: dar uma oportunidade concreta para que os executivos tenham insights relevantes, daqueles que podem mudar o rumo de seus negócios.