Dairy Farmers of Canada aponta problemas de acordos comerciais para lácteos

O presidente dos Dairy Farmers of Canada (DFC), Pierre Lampron, disse que o Canadá precisa dar uma olhada nos detalhes do novo acordo comercial com os EUA e o México e os efeitos que isso terá na indústria de laticínios canadense.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O presidente dos Dairy Farmers of Canada (DFC), Pierre Lampron, disse que o Canadá precisa se atentar aos detalhes do novo acordo comercial com os EUA e o México e os efeitos que isso terá na indústria de laticínios canadense.

O premiê do Quebec, François Legault, pediu ao partido do Bloco Québécois que se apressasse para garantir a aprovação do novo acordo comercial do Canadá com os EUA e o México, afirmando que era para "o melhor interesse do Quebec".

Continua depois da publicidade

O DFA disse que, se promulgado, o acordo transferirá a produção média equivalente de cerca de 520 fazendas leiteiras de Quebec para os EUA. Por sua vez, esse leite americano substituiria a produção doméstica atualmente usada em produtos lácteos vendidos em todo Quebec e em outras partes do Canadá. Além disso, esses produtos não terão que seguir os mesmos padrões que os produzidos no Canadá, como a ausência de hormônios artificiais de crescimento bovino.

O acordo negociado pelo governo Trudeau também estabelece limites restritivos às exportações de produtos lácteos canadenses. Se esses limites forem excedidos, penalidades significativas serão acionadas, o que limitaria a competitividade dos laticínios canadenses no mercado global. Isso se aplica às exportações para todos os países, não apenas para os EUA e o México, e estabelece um precedente perigoso para futuros acordos comerciais internacionais, alertou o DFA.

Lampron disse: "O Sr. Legault certamente não considerou que, em um sistema parlamentar, todos os projetos de lei, incluindo aqueles destinados a ratificar acordos internacionais, estão sujeitos a um processo legislativo projetado para melhorá-los, e é importante não apenas para o setor de laticínios, mas também para os que trabalham com alumínio, que esse contrato seja submetido ao processo "O Sr. Legault precisa entender que, uma vez estabelecido esse precedente, outros setores poderão ser submetidos a medidas similares em futuros acordos comerciais. Se as preocupações dos produtores de leite e dos trabalhadores do setor de alumínio não forem suficientes, defender os interesses futuros de todos nossos setores de exportação devem ser motivo suficiente para o primeiro-ministro Legault reconsiderar sua solicitação ao bloco - isso seria de grande interesse para o Quebec ".

Continua depois da publicidade

O acordo pode ser adaptado às principais disposições que afetam o setor de laticínios, sem comprometer sua integridade por meio de vários meios disponíveis para as partes, disse o DFA.

As 5.120 fazendas leiteiras de Quebec geram um valor de mais de C$ 2,6 bilhões (US $ 1,97 bilhão). No Quebec, a produção e processamento de laticínios fornecem cerca de 83.000 empregos diretos, indiretos e induzidos e contribuem com C$ 6,15 bilhões (US $ 4,7 bilhões) para o produto interno bruto (PIB) do Canadá. A produção de laticínios também gera impostos de C$ 1,3 bilhão (US $ 1 bilhão).

Em 18/12/19 - 1 Dólar Canadense = US$ 0,760284

                        1,31512 Dólar Canadense = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?