Custos de produção sobem acima do preço ao produtor

Os custos de produção na pecuária leiteira subiram acima dos preços do litro do leite pago aos produtores de dezembro de 2007 a julho deste ano. Segundo os Ativos da Pecuária de Leite, publicação elaborada pela CNA e pelo Cepea/USP, o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 10% em Goiás e de 8,7% em Minas Gerais. No entanto, os valores recebidos pelos pecuaristas nestes dois estados subiram 5,82% e 5,18%, respectivamente. A exceção foi São Paulo, onde o preço pago ao produtor aumentou 17,8%, acima da elevação de 10% registrada no COE.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Os custos de produção na pecuária leiteira subiram acima dos preços do litro do leite pago aos produtores de dezembro de 2007 a julho deste ano. Segundo os Ativos da Pecuária de Leite, publicação elaborada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 10% em Goiás e de 8,7% em Minas Gerais. No entanto, os valores recebidos pelos pecuaristas nestes dois estados subiram 5,82% e 5,18%, respectivamente. A exceção foi São Paulo, onde o preço pago ao produtor aumentou 17,8%, acima da elevação de 10% registrada no COE.

Com este movimento de baixa nos preços e alta nos custos de produção da atividade leiteira, a margem bruta do produtor, diferença entre a receita bruta e o COE, caiu 28% em Goiás e 51% em Minas Gerais. O levantamento também apontou alta de 97% no preço do sal mineral usado na nutrição do rebanho em Goiás, elevando de 5,84% para 10,3% a participação deste item no custo efetivo. Em São Paulo, a alta foi do suplemento mineral foi de 77%, enquanto em Minas Gerais a variação foi de 44%.

Veja a íntegra dos Ativos da Pecuária de Leite.

As informações são da Agência CNA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 5
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Kleber de Faria
KLEBER DE FARIA

IPAMERI - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/10/2008

Esta reportagem é muito importante, pois demonstra o quanto a política governamental está fora da realidade da produção agropecuária brasileira e da geração de emprego. Enquanto setores como o bancário batem recorde sobre recorde, a mola mestra da economia brasileira e que tanto contribui para a geração de emprego e renda se mostra desprestigiada e longe de qualquer resolução.

É um absurdo imaginar que governantes que se intitularizam administradores públicos fecham os olhos para a realidade do aumento dos custos de produção na pecuária leiteira e que ainda assim, quase sempre demonstram alta na geração de emprego.
Jose Ronaldo Borges
JOSE RONALDO BORGES

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2008

Um produtor me contou que teve um deficit de dois mil reais no mes de agosto e a cooperativa ainda foi reclamar que a qualidade do leite estava ruim. Parece piada mas não é. O produtor disse que estava pagando para a cooperativa levar o leite e encerrou a conversa...
Franco Ottavio Vironda Gambin
FRANCO OTTAVIO VIRONDA GAMBIN

JAMBEIRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2008

Coincidencia ou não os levantamentos dos preços são sempre feitos antes de grandes aumentos de preços, em São José dos Campos SP, o Fosfato Bicalcico custa hoje R$ 130,00 exatamente o dobro, o Cloreto de Potassio R$ 113,00 por saco e o leite só caindo. A Presidencia da República reclamou quando o leite subiu de preço, mas não o fez com o que os produtores adquirem.
Rodrigo Akio Yamaki
RODRIGO AKIO YAMAKI

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO

EM 16/10/2008

Concordo. Leite, no Brasil, será sempre de subsistencia, nunca um negocio.
Jose Ronaldo Borges
JOSE RONALDO BORGES

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/10/2008

A produção de leite está inviável! Somente quem produz com mão de obra própria e gado a pasto sem suplementação, consegue sobreviver.
Qual a sua dúvida hoje?