Custos de produção sobem acima do preço ao produtor
Os custos de produção na pecuária leiteira subiram acima dos preços do litro do leite pago aos produtores de dezembro de 2007 a julho deste ano. Segundo os Ativos da Pecuária de Leite, publicação elaborada pela CNA e pelo Cepea/USP, o Custo Operacional Efetivo (COE) teve elevação de 10% em Goiás e de 8,7% em Minas Gerais. No entanto, os valores recebidos pelos pecuaristas nestes dois estados subiram 5,82% e 5,18%, respectivamente. A exceção foi São Paulo, onde o preço pago ao produtor aumentou 17,8%, acima da elevação de 10% registrada no COE.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Com este movimento de baixa nos preços e alta nos custos de produção da atividade leiteira, a margem bruta do produtor, diferença entre a receita bruta e o COE, caiu 28% em Goiás e 51% em Minas Gerais. O levantamento também apontou alta de 97% no preço do sal mineral usado na nutrição do rebanho em Goiás, elevando de 5,84% para 10,3% a participação deste item no custo efetivo. Em São Paulo, a alta foi do suplemento mineral foi de 77%, enquanto em Minas Gerais a variação foi de 44%.
Veja a íntegra dos Ativos da Pecuária de Leite.
As informações são da Agência CNA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

IPAMERI - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 20/10/2008
É um absurdo imaginar que governantes que se intitularizam administradores públicos fecham os olhos para a realidade do aumento dos custos de produção na pecuária leiteira e que ainda assim, quase sempre demonstram alta na geração de emprego.

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/10/2008

JAMBEIRO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2008

FERNANDÓPOLIS - SÃO PAULO
EM 16/10/2008

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2008