MT: custos de produção de leite registrou pequeno aumento

O Imea divulgou os custos referentes ao 4º trimestre de 2019 e, com isso, verificou-se um pequeno aumento no custo operacional do produtor de leite, que operou em R$ 0,97/l, leve acréscimo de 0,13% ante o trimestre anterior. Isso porque, custos como a aquisição de animais apresentaram acréscimos significativos de 13,05% em decorrência das elevadas cotações registradas na arroba para o período, aliadas à menor disponibilidade de gado no estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou os custos referentes ao 4º trimestre de 2019 e, com isso, verificou-se um pequeno aumento no custo operacional do produtor de leite, que operou em R$ 0,97/l, leve acréscimo de 0,13% ante o trimestre anterior. Isso porque, custos como a aquisição de animais apresentaram acréscimos significativos de 13,05% em decorrência das elevadas cotações registradas na arroba para o período, aliadas à menor disponibilidade de gado no estado.

Continua depois da publicidade

Além disso, a suplementação dos animais também registrou alta de 1,17% em virtude do aumento nas cotações dos principais insumos, como milho e farelo de soja. A manutenção de pastagens perenes também aumentou 5,33% nesse mesmo comparativo, devido à preparação do solo comum em épocas de chuvas. No entanto, apesar do aumento em alguns itens, outros reduziram e justificaram a estabilidade no custo operacional, acompanhando assim o cenário atual do preço pago ao produtor.

As informações são do Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), com dados do Imea.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?