FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Curso de leite orgânico foca em manejo ambiental para reduzir impacto da produção pecuária

Redução do impacto ambiental da produção de leite e balanceamento de dietas estarão em foco durante o II Curso de Pecuária Leiteira Orgânica. O penúltimo módulo da capacitação ocorre hoje (06) e sábado (07), na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).


Vacas em propriedade de leite orgânico. Foto de Gisele Rosso.

Nesta sexta, os participantes vão conhecer as principais tecnologias para gestão da água na propriedade e manejo correto dos dejetos animais, reduzindo o impacto da pecuária ao meio ambiente.

O pesquisador Julio Palhares vai orientar os produtores e técnicos sobre manejo ambiental e a importância da adoção dos 5 Rs na produção animal:

  • reduzir o consumo de água,;
  • reutilizar os efluentes;
  • recuperar a qualidade dos recursos hídricos;
  • reciclar e reabastecer as fontes hídricas, preservando as nascentes, por exemplo.

Segundo Palhares, o produtor de leite, seja tradicional ou orgânico, deve implementar na rotina da propriedade medidas que contribuam para o uso mais eficiente dos recursos hídricos e, dessa forma, manter-se competitivo e fazer com que a produção agropecuária seja sustentável.

Os participantes também vão receber informações sobre como fazer o manejo adequado dos resíduos gerados pela bovinocultura de leite e, assim, evitar a contaminação do solo, ar e mananciais de água.

No sábado, o chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, fala sobre balanceamento de dietas. A nutrição das vacas deve estar entre as prioridades do produtor para garantir o bom desempenho animal e evitar prejuízos. No caso da produção orgânica, o desafio é ainda maior devido às restrições desse modelo.

Para fechar o quinto módulo, está programada uma visita ao sítio Recanto SS, em Itirapina (SP). Na propriedade de leite orgânico, os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência do produtor Claudinei Junior Saldanha, que conseguiu conciliar sustentabilidade e alta produção leiteira.

O II Curso de Pecuária Leiteira Orgânica é realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, Secretaria de Inovação e Negócios/Escritório de Campinas e Fazenda Nata da Serra. O curso teve início em abril. O último módulo será em outubro.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.