Crianças que têm uma alergia ao leite de vaca e que potencialmente pode ameaçar suas vidas podem "aprender" a tolerar o leite através de um programa cuidadosamente projetado e supervisionado no qual se fornece amostras de leite em doses progressivamente maiores.
Após um ano, mais de um terço das crianças com alergia a leite de vaca que completaram o programa se tornaram completamente tolerantes ao leite de vaca e mais da metade puderam tolerar quantidades limitadas de leite, informou uma equipe de pesquisadores da Universidade de Trieste, em artigo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology.
"A dessensibilização, ou a 'indução oral específica de tolerância' pode ser conseguida em uma porcentagem significante de crianças com reações alérgicas muito severas", disse o pesquisador Egidio Barbi.
As atuais estratégias para lidar com crianças com alergia severa a alimentos, como evitar totalmente o alimento e injeções de adrenalina para rapidamente parar a reação alérgica, são parcialmente efetivas e têm um impacto negativo na qualidade de vida de toda a família, disseram os pesquisadores.
No estudo, as crianças foram recebendo doses gradativamente maiores de leite a cada dia. Depois de um ano, 11 das 30 crianças que completaram o protocolo foram capazes de tolerar leite e produtos lácteos sem nenhuma restrição. Outras 16 crianças que completaram o programa foram capazes de tolerar quantidades limitadas de leite, resultando em melhora em sua qualidade de vida. Esse fato pode eliminar o perigo associado com a exposição acidental a pequenas quantidades de leite de vaca. A reportagem é da Reuters.
Errata
O termo alergia à lactose, colocado na notícia anteriormente, foi corrigido por alergia ao leite.
Crianças com alergia ao leite podem ser dessensibilizadas
Crianças que têm uma alergia ao leite de vaca e que potencialmente pode ameaçar suas vidas podem "aprender" a tolerar o leite através de um programa cuidadosamente projetado e supervisionado no qual se fornece amostras de leite em doses progressivamente maiores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

JULIANA ESTEVES DE CARVALHO
ALFENAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 17/02/2009
Meu primo com intolerância ao leite de vaca e a todos os seus derivados, sendo assim ele apenas utiliza leite de cabra e nunca apresentou reção a esse tipo de leite.

LUCAS ANTONIO DO AMARAL SPADANO
GOUVÊA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/03/2008
Tenho um netinho com dois anos que tem intolerância à lactose, só toma leite de soja e produtos derivados da soja. Há algum tempo, passamos a adotar este critério, introdução lenta de produtos lácteos. temos sentido a melhora, bom o artigo, pois estavamos fazendo o mesmo de forma intuitiva, haja visto que ele adora presenciar a ordenha tão logo a ordenhadeira é ligada, corre para o curral e diz leite, leite. Muito bom sabermos que estamos no caminho certo, ótima notícia vinda da Itália.