Criadores e técnicos do Senegal visitam Embrapa

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Pecuaristas e técnicos do Governo do Senegal fizeram, nesta última sexta-feira (dia 17), visita técnica à Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP). O governo desse país africano, bem como seus criadores de bovinos, desejam conhecer melhor as tecnologias, manejos e processos que a Embrapa Pecuária Sudeste dispõe para a pecuária tropical.

O Senegal é importador de alimentos, principalmente de leite (na forma de leite em pó, manteiga e queijos) e tem interesse em aumentar a produção e a produtividade de sua pecuária bovina. As importações de lácteos chegam a cerca de um milhão de dólares anuais, valor significativo para o PIB e para a balança comercial do país, que tem apenas 10 milhões de habitantes.

Em abril, um grupo da Comissão Mista Brasil - Senegal, com participação de dois pesquisadores da Embrapa (de Brasília), irá a Dakar, para analisar, em conjunto com o governo daquela nação, a possibilidade de um acordo de cooperação técnica. A Embrapa possui acordos de cooperação com dezenas de países, a maior parte na América Latina e África.

De acordo com Malick Faye, diretor do Ministério da Pecuária do Senegal, o maior problema do país está na pecuária leiteira, cuja produtividade é muito baixa, pois grande parte das pastagens é extensiva, com vacas que dão, no máximo, três litros dia/vaca.

Também existe um grande número de criadores que ele chamou de "nômades em transição", que são aqueles que se deslocam para outras áreas, com seus animais, principalmente na época de seca.

Outro problema apontado pelo técnico senegalês é o pequeno beneficiamento do leite produzido, que se limita a 10% da produção do país, devido ao baixo nível tecnológico e também à existência de milhares de pequenos produtores - predominantes no Senegal - em extensas áreas e muito dispersos, o que aumenta os custos de coleta e comercialização. As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?