Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Criação de bezerras leiteiras: agir hoje é ser mais produtivo amanhã!

Criação de bezerras leiteiras: agir hoje é ser mais produtivo amanhã! Para ser mais eficiente no futuro é preciso um olhar atento e cuidadoso para o presente.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 10/08/2021 - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Nesta terça-feira (10/08) tivemos nosso terceiro encontro do Interleite Experience, o simpósio referência sobre pecuária leiteira do Brasil, mas em uma experiência totalmente inovadora. Aos mais de 1200 inscritos proporcionamos uma verdadeira imersão de conhecimentos sobre bezerra leiteiras e sanidade animal.

Com oferecimento da Elanco abrimos nossa tarde de palestras com o painel sobre criação de bezerras leiteiras com a palestra do João Costa, Doutor em Animal Science pela University of British Columbia (UBC), Vancouver, BC, Canadá, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agroecossistemas e Professor na University of Kentucky, em Lexington, Ky, USA.

João trouxe insights relacionados às dietas e ambientação para bezerras leiteiras de alta performance, destacando que é preciso “olhar a bezerra nos primeiros cem dias muito mais como um investimento no futuro do que como um custo.” Nessa linha de raciocínio, complementou: “o que se faz nos primeiros meses de vida da bezerra acaba tendo um reflexo maior do que o esperado.”

Contudo, Costa ressaltou que nem todas as bezerras são iguais, pontuando que “não existe uma receita de bolo para criar bezerras.” Em relação àquelas de alta performance, João salientou o ganho de peso médio diário (GMD), frisando que este “é fundamental no manejo de bezerras de alta produção.”

Dando continuidade as palestras, Carla Bittar, professora do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, trouxe o tema “Leite de transição: importância para o intestino e saúde da bezerra.” Em sua apresentação, Bittar expôs um comparativo entre a composição do colostro e do leite.

Continua depois da publicidade Agroceres

Carla enfatizou que o período de transição deve ser realizado de maneira gradual, salientando que, dessa forma, “o animal tem tempo para se adaptar.” Além disso, pontuou: “o leite de transição permite um maior consumo de nutrientes e compostos bioativos.”

Neste sentido, destacou a importância deste período na saúde das bezerras, principalmente, a intestinal, dizendo que “a homeostase intestinal é um aspecto chave para manutenção da saúde animal.”

Reiterando a importância da fase de transição para as bezerras, Mariana Marcondes, Médica Veterinária e Médica veterinária, Especialista Matterna da Genex e administrado do perfil bezeinsta abordou as atualizações nos protocolos de colostragrem.

Marcondes destacou que “uma boa saúde só começa com uma boa colostragem.” Deste modo, ao decorrer da palestra, Mariana destacou e explicou os 5 Q’s da colostragem, sendo eles: qualidade, quantidade, quão rápido, quão limpo e quantificação.

Sobre as novidades nos protocolos, a Médica Veterinária abordou o Q da “quantidade.” De acordo com ela, anteriormente era fornecido para a bezerra 10% de colostro do peso ao nascer, 150 a 200g de IgG e uma única mamada. Atualmente, são fornecidos 15% do peso ao nascer, 300 g de IgG e são realizadas duas mamadas.

Além disso, no painel de criação de bezerras também contamos com palestras voltados à saúde dos animais, principalmente, referente à tristeza parasitária bovina. Neste contexto, Elias Facury, Professor de Clínica e Medicina de Produção de Ruminantes na Universidade Federal de Minas Gerais, trouxe aspectos sobre a epidemiologia e monitoramento desta doença.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Dessa forma, Elias ressaltou que a “epidemiologia desta doença vai estar muito relacionada à disponibilidade de vetores.” Além disso, Factoty completou dizendo que a tristeza parasitária bovina também “depende muito da época do ano,” visto que esta se relaciona com a disponibilidade de vetores de transmissão.

Sobre o monitoramento, Elias disse que “é importante conhecer como a doença se comporta em cada fazenda” e completou frisando que, neste sentido, “o treinamento dos colaboradores é fundamental.”

Ainda sobre a tristeza parasitária bovina, André Luis Grando Pratto, Médico Veterinário e Gerente Técnico da Elanco, abordou a importância do tratamento precoce e correto. “Sem dúvidas a assertividade no diagnóstico, velocidade na tomada de decisão e o correto uso de medicamentos fazem toda a diferença na terapia e recuperação dos animais,” disse.

Encerramos este painel com a certeza que para ser mais eficiente no futuro é preciso um olhar atento e cuidadoso para as bezerras leiteiras!

E você, ainda não se inscreveu no maior simpósio sobre pecuária leiteira do Brasil? Se inscreva agora! Entre no site, confira a programação completa e faça sua inscrição. Lembrando que você não perde nada, visto que os conteúdos ficarão disponíveis por 90 dias após o evento! Vamos juntos?

 

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

14/11/2025

Conseleite/MT: divulga valor de referência do leite a ser pago em novembro/25

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente
Produção de leite

Créditos de carbono: caminho para uma pecuária mais eficiente

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

Transformação digital começa com centralização de dados
Novidades dos Parceiros

Transformação digital começa com centralização de dados

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Quer saber como otimizar a saúde intestinal de bezerras ? Clique e Saiba mais - Biofarm

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?