Mesmo que o apetite nacional pelo leite de vaca ainda seja inquestionável, cresce o consumo de outros tipos, feitos à base de extratos vegetais. Rico em proteínas, lipídeos, energia e cálcio, o leite de vaca faz parte da dieta básica dos brasileiros.
Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo per capita de leite de vaca no Brasil é de 27,05 litros por ano. Entre as alternativas ao de vaca, o mais consumido no país é o leite de soja, por opção ou necessidade devido a algum problema de saúde.
O "leite" de soja possui substâncias que auxiliam no tratamento dos sintomas da menopausa, não tem colesterol e é indicado para pessoas com intolerância à lactose.
O leite de búfala, com maior teor de gordura, vitaminas e minerais (incluindo o cálcio) é 11,5% mais protéico que o de vaca. O de cabra, muito consumido no Nordeste (a região tem 93% do rebanho nacional), é de fácil digestão e auxilia na obtenção e absorção de vitamina B12 pelo organismo. A baixa absorção desse nutriente pode causar anemia e danos ao sistema nervoso.
O de ovelha é menos comum no Brasil - grande parte da produção ainda se destina à fabricação de queijos, como o Roquefort e o Pecorino.
Sílvia Cozzolino, nutricionista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), não abre mão do leite animal. "Estudos apontam que pessoas que tomam mais desse leite não estão propensas à obesidade, e sua composição ajuda a manter a pressão arterial", diz.
A professora não acredita que o leite possa causar algum dano à saúde ou possa ser substituído por extratos vegetais. "O leite faz mal para quem é alérgico. Para as outras pessoas, só traz benefícios", considerou.
A reportagem é de Emílio Sant'Anna para a Agência Estado.
Cresce o consumo de diferentes tipos de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.