Relatório da AC Nielsen consolidado em 2007 apontou que o consumidor está comprando produtos mais caros. E não só categorias consideradas supérfluas vêm sendo consumidas por cada vez mais gente - como bebidas à base de soja, iogurte, coloração para cabelo, fralda e amaciante -, mas a compra dos produtos em geral não tem sido pautada exclusivamente por preço.
"O aumento geral da renda, que incentivou a entrada de milhares de novos consumidores em categorias mais sofisticadas, também fez com que aqueles que já consumiam os produtos buscassem itens de maior valor agregado", destacou o coordenador de análises da Nielsen, Filipe Abolafio.
O interesse pelos iogurtes foi sentido no caixa da Danone. Segundo a fabricante, a marca Activia já significa 40% das vendas. "Todo o nosso empenho está em mostrar que o iogurte não é algo supérfluo, mas que faz parte da cesta básica", disse a gerente de pesquisa de mercado da Danone, Claudia Zuppo.
De olho no consumidor mais abonado, o foco está nas marcas mais caras. Além de Activia (que custa entre 20% e 25% a mais do que uma polpa comum), a Danone também quer convencer as mães de que um petit suisse (com preço até 20% maior) é melhor para os pequenos do que uma simples polpa de frutas.
Houve também um aumento no consumo de refrigerantes. De acordo com a pesquisa, mais de 600 mil lares passaram a comprar a bebida no ano passado. A pesquisa mede o consumo de oito cestas de produtos em 36 milhões de lares em todo o país, com exceção da região Norte.
As informações são de reportagem de Daniele Madureira, do Valor Econômico.
Cresce consumo de produtos de maior valor agregado
Relatório da AC Nielsen consolidado em 2007 apontou que o consumidor está comprando produtos mais caros. "O aumento geral da renda, que incentivou a entrada de milhares de novos consumidores em categorias mais sofisticadas, também fez com que aqueles que já consumiam os produtos buscassem itens de maior valor agregado", destacou o coordenador de análises da Nielsen, Filipe Abolafio.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.