Segundo a Gerência de Certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o número de cadastros de produtores rurais no Programa Queijo Minas Artesanal passou 6 em 2006 para 39 em 2007. O Programa, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com o IMA, tem como objetivo garantir a segurança alimentar, através do controle sanitário no processo de produção, incentivar e fortalecer a organização dos produtores, cadastrar os produtores e definir a cadeia produtiva. Atualmente 58 produtores estão devidamente cadastrados pelo IMA, no Programa.
Estudos históricos, agrogeológicos e de condições de solo e clima identificaram as regiões tradicionalmente produtoras do Queijo Minas Artesanal (feito a partir de leite cru, não pasteurizado). Os estudos delimitaram as regiões do Serro, Canastra, Araxá e Cerrado (Alto Paranaíba), totalizando 46 municípios.
Para se inscrever no Programa o produtor deve pertencer a determinados municípios de uma das quatro regiões, conforme determina a Lei Estadual 14.185/02. Caso ele atenda a esse requisito, deve procurar a unidade do IMA ou Emater mais próxima para dar início ao processo de cadastramento. Além disso, o produtor deverá cumprir uma série de exigências higiênico-sanitárias.
Para ser cadastrado, o produtor também precisa apresentar documentos como nota fiscal de vacinação do rebanho contra raiva, cópia do cartão de controle sanitário, atestado de vacinação contra brucelose, atestado negativo de teste contra brucelose e tuberculose e as condições de saúde dos funcionários que participam da produção do queijo. O processo de cadastramento leva em média um ano.
As informações são da assessoria de imprensa do IMA.
Cresce cadastro de queijarias no IMA
Segundo a Gerência de Certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o número de cadastros de produtores rurais no Programa Queijo Minas Artesanal passou 6 em 2006 para 39 em 2007. O Programa, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com o IMA, tem como objetivo garantir a segurança alimentar, através do controle sanitário no processo de produção, incentivar e fortalecer a organização dos produtores, cadastrar os produtores e definir a cadeia produtiva.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.